A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Conselho da Palavra DCXCV

Brás, São Paulo, 18 de Abril de 2010.

Atos dos Apóstolos 5
(Versículos 17 ao 42)

 

(...)
          Os apóstolos são milagrosamente tirados da prisão e dão testemunho
                           perante o sinédrio. O conselho de Gamaliel

 

17 E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,
18 E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
19 Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse:
20 Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
21 E, ouvindo eles, isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos d'Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem.
22 Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,
23 Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.
24 Então o capitão do templo e os principais dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo.
25 E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
26 Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).
27 E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,  dizendo:
28 Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
31 Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
32 E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
33 E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
34 Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
35 E disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens.
36 Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém: a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.
37 Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.
38 E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
39 Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
40 E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.
41 Retiraram-se pois da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.
42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.
 

Esta é a parte que o Senhor trouxe avante, muito já é conhecida sobre a Terra, ou seja o cristianismo está difundido nos dias de hoje, mas naquele tempo era o começo da obra de Deus.
Os apóstolos foram açoitados, e ao invés de se entristecerem pelo açoite, se alegravam, porque estavam sendo castigados por causa da Palavra de Deus.
Devemos nos alegrar, é para nós uma honra... estarmos aqui ou sofrermos algo por causa da nossa vocação cristã ou por causa da obra e do amor de Deus que está em nós.
Muitos nos combatem contra a doutrina que nós aprendemos, que nós seguimos.
O Senhor te diz: - Alegra-te nesta noite. Se você defende esta doutrina, o Senhor te exaltará!
Naquela época, assim como nós temos recebidos, receberam dons e o Espírito Santo. O Senhor fez deles fonte para pregar (fonte de pregação da Sua Palavra). De suas bocas saia água, água da vida, eram testemunhos desta verdade. (Água da vida eterna).
Irmandade, cremos que dentro do nosso coração está o Espírito Santo. Primeiro, transformou nosso viver, nossas obras, e segundo, distribuiu dons (de crer, fé, outros dons: de pregar, orar, falar em novas línguas, curar) que faz fluir na Igreja.
Água, fonte da vida, muitos se aproveitaram daquela água.
O inimigo não contente com esta situação, procura cobrir com terra a fonte de água, soca com terra (bem forte) para não sair mais água.
Mas com o tempo a água vai sair em outro lugar. Foram presos, e milagrosamente foram tirados da prisão.
É óbvio que o invejoso se manifesta. A inveja, o furor e a ira são muito grandes, quem parará diante da inveja? O inimigo não cessa de combater com esta Igreja, não para de combater contra os testemunhos. Porque faz isto? O invejoso já foi julgado e condenado, e não retornará. (O diabo foi expulso e não retornará, ele sabe o galardão que teremos no céu, que ele não tem mais direito).
A perseguição, que falamos aqui, não é de homem, mas é do espírito da inveja. É um combate espiritual, onde combatemos contra as hostes da maldade. Aonde você estiver o Senhor te faz guerreiro e vencedor (contra o mal), tu és a luz do mundo e o sal da Terra.
Em São Mateus 5.12-16 temos:
"12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; 15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."
Prenderam e queriam matá-los como fizeram com Tiago. Mas como lemos, vimos aqui um conselho com a Luz de Deus. Gamaliel levantou-se e deu dois exemplos, de dois indivíduos que tinham uma certa liderança, Teudas e Judas (o galileu), e morreram. Como não eram de Deus as doutrinas (que pregavam) foram reduzidas a nada.
"38 E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,"
O que dizer? Em outras palavras, se é de Deus permanecerá. A obra que o Senhor Jesus fez não pereceu. Teudas pereceu, e Judas (o galileu) pereceu. Mas o Senhor Jesus seguiu reinando, e sua obra  permanece e prospera!
Glória ao Nome do Senhor!
O Senhor vem prosperando a Igreja desde aqueles tempos.
O inimigo continua combatendo esta obra.
Quem tem o nome escrito no Livro da Vida, a estes (nós)... o Senhor vai nos livrar do invejoso. Ele manda a Palavra, ainda zela por nós, para nos levar no lugar aonde Ele nos prometeu. A árvore que o Senhor plantou ninguém arrancará!
Lutas, guerras, afrontes, enfermidades, nós vamos ter. O inimigo colocará coisas na nossa mente para procurarmos incertezas nesta obra, vai querer abalar a nossa fé.
Na vida de alguém (aqui presente) vai bater um vento para você descrer.
O Senhor diz: - Eu vou encher a força no teu coração, nesta graça. - Ninguém te arrancará desta graça!
Bendito o Nome do Senhor!
Gamaliel era um fariseu, e ele defendeu os apóstolos de Jesus.
"34 Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
35 E disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens."

Temos que ter discernimento e cautela, muitas vezes um Conselho, a Palavra, predição e profecia que recebemos, não podemos ficar contando. Aguardamos o tempo... O tempo é aquele que temos para ter cautela para não falar, para não julgar, o tempo é para aguardar o Senhor trabalhar.
Quantos exemplos temos, muitos a beira da morte, praticamente na sepultura, perdidos...mas, o Senhor os salvou, os libertou (conforme Seu tempo), por isso, não podemos nos precipitar, temos que aguardar o tempo da vontade e do querer do Senhor.
O Senhor traz a frente a Palavra do filho pródigo.
Em São Lucas 15.21-32 temos:
"21 E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; 23 E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; 24 Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se. 25 E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. 26 E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 27 E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 28 Mas ele se indignou, e não queria entrar. 29 E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; 30 Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 31 E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; 32 Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se."
O pastor com noventa e nove ovelhas guardadas no aprisco, e uma desgarrada. Mas o Senhor deixa as noventa e nove em segurança no aprisco, e para ir ao encontro daquela uma (perdida) para trazê-la ao aprisco (aprisco - instalação apropriada para recolher ovinos).
Nós somos estas ovelhas, o Senhor nos alimenta (com o pão do céu), nos caminha para pastos verdejantes e à águas tranquilas.
(Somos privilegiados). A nossa condição nos permite termos o bom entendimento e o discernimento para exercitarmos a misericórdia, não julgar e termos cautela.
Cuidado! A blasfêmia contra o Espírito Santo não há perdão, nunca houve neste século, e não haverá no século vindouro.
E a você que questionou sobre as outras doutrinas e correntes (religiosas). Para Deus, os movimentos são de clareza. O Senhor te responde: - O que vem de Mim permanecerá e prosperará, se não for perecerá.
- Eu vou dar um grande livramento por estes dias. É só aguardar.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:
Hino do Silêncio: 274. Pródigo filho, vai!

28.  Grande festa haverá...
47.  Contempla do céu
30.

 Quão bom e quão suave é ...

206.  Eu me escondo em Ti, Senhor
254.  Sinto a voz divina
371.  No céu, Senhor, no céu
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão ancião N.M. e Palavra exortada pelo irmão visitante, ancião do Canindé, O.C. (filho do irmão ancião do Brás - J.C.). Testemunhos/Saudações: Brazzaville (RCB), Imperatriz (MA), Johanesburgo (ZA), Salvador (BA), São João del Rei (MG) e São Paulo (Água Rasa, Brás, Rua Uruguaiana) (SP). Região: Nordeste (BR). Estados: Bahia, Maranhão, Pará e Tocantins. Países: África do Sul, Angola, Congo (República do), Congo (República Democrática do) e São Tomé e Príncipe. Continente: África. Foi avisado que no culto do próximo dia 21/04/2010 serão proferidos os tópicos de ensinamentos relativos à Assembleia Geral de 2010.

Home | P90693 | P90694 | P90695 | P90696

Home

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 27/04/10

Este sítio está no ar desde 15/05/01