A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

 

Passo de Palavra DVI.

Brás, São Paulo, 6 de março de 2005.

 Gênesis 18
(versículos 18 ao 33)

 

          Aparecem três anjos a Abraão

1 DEPOIS apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. 2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, 3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. 4 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; 5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste. 6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos. 7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la. 8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram. 9 E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda. 10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. 11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? 13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? 14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. 15 E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste. 16 E levantaram-se aqueles homens dali, e olharam para o lado de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os.

         
Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra

17 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, 18 Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? 19 Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado. 20 Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, 21 Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei. 22 Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor.

          Abraão intercede com Deus, pelos homens

23 E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? 24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que estão dentro dela? 25 Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? 26 Então disse o Senhor: Se eu em Sodoma achar cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles. 27 E respondeu Abraão dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza. 28 Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco. 29 E continuou ainda a falar-lhe, e disse: Se porventura se acharem ali quarenta? E disse: Não o farei por amor dos quarenta. 30 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, se eu ainda falar: Se porventura se acharem ali trinta? E disse: Não o farei se achar ali trinta. 31 E disse: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor: Se porventura se acharem ali vinte? E disse: Não a destruirei por amor dos vinte. 32 Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez. 33 E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar.

 

O Senhor tinha por consideração mui especial para com Abraão, a ponto de não ocultar o que pretendia fazer acerca da destruição de Sodoma e Gomorra.
Como sabia o que surgiria da descendência de Abraão, seria estabelecida uma grande nação, e nela serão benditas todas as nações da terra; resolveu então anunciar Seu propósito.
Foi dito na Palavra que temos o Senhor como um amigo, assim como Jesus falou aos Seus, nesta Palavra tivemos a confirmação de que nosso Deus escolheu a todos ali reunidos como Seus amigos e Suas amigas. (São João 15.13-16: 13. Ninguém tem maior amor do que este; de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi; de meu Pai vos tenho feito conhecer. 16. Não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.)
Só a um amigo fazemos confidências e temos intimidade. E quando esse amigo, for importante, ilustre, de grande poder e influência, procuramos agradá-lo, pois essa amizade mútua torna-se uma grande honra. Nosso Deus sente e nos anuncia o mesmo, somos seus amigos e amigas e somos importantes para Ele. E nós na condição de amigos de um Ser ilustre, de grande poder e influência, temos que reverenciá-Lo sempre, pois esta amizade é muito importante para nós, e para que Ele continue tendo o apreço e grande amor devemos procurar sempre agradá-Lo. Amigo a gente quer bem, quer sempre estar junto, fazer suas vontades, pois ama e tem profunda admiração por ele, isto que Deus quer de nós.
Nesta noite tivemos uma Palavra de profecia, onde nosso Deus anunciou tudo aquilo que irá acontecer. Foram reforçados todas as Suas promessas, nosso Deus, como tinha para Abraão, tem uma grande obra com todos os ali reunidos, e para com as casas ali representadas. Foi anunciado: aquilo que não esperamos, que ainda não pedimos, pois aos nossos olhos é impossível, como seria para a gestação de Sara gera um filho varão de Abraão. Sara a mulher que o amigo do Senhor amava, geraria um filho, em idade avançada, que formaria uma grande nação; isto nos será dado, por causa da obra que tem para como nossa alma e vida.
Nosso Deus tem visto o esforço que estamos tentando fazer para agradá-Lo, não há homem ou mulher perfeito (a), todos temos alguma fraqueza, deficiência ou tentação, mas nosso Deus nos conhece, na intimidade, e fomos achados absolvidos diante de Sua presença nesta noite. Foi salientado que haverá o julgamento final, e é para esse que devemos nos preocupar a cada dia de nossa vida, para nos acharmos absolvidos no dia do Senhor.
Abraão pedia ao Senhor em favor daqueles que amava, que viviam nas cidades condenadas, nosso Deus pelo amor que tinha por Abraão e Ló e seus familiares os salvou.
Foi dito que aquilo que pedimos de salvação, de libertação de enfermidades, será atendido pelo Alto, porque considera-nos Seus amigos e Suas amigas; e um amigo quanto está em seu alcance ajudar alguém ou atender um pedido de alguém especial faz de bom agrado. Deus seja louvado. Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

          349. Por fé seguimos o Senhor
         
054. Cristo Jesus, nosso bom Pastor
         
175. Remiu-nos por graça
         
315. Ao Gólgota vai, minha alma
          092. Teu servo ouve; fala, Senhor
          378. Salvo por Seu poder


 
 
Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: culto presidido e Palavra exortada pelo irmão E.C. Foi anunciada Santa Ceia em 03/04/05 no Brás, às 18h.

Home | P90505 | P90506 | P90507 | P90508 | P90509

Home

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 02/10/05

Este sítio está no ar desde 15/05/01

© 2001-2005 Geografia na Internet: http://geografia.geral.sites.uol.com.br