A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Home | Acima  

Conselho da Palavra DCCI

Brás, São Paulo, 6 de Junho de 2010.

I Crônicas 29
(Todos versículos)

 

          As ofertas de Davi, dos príncipes, e do povo para a construção do templo
 

1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, senão para o Senhor Deus.
2 Eu pois com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras sardônicas, e as de engaste, e pedras de ornato, e obra de embutido, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras marmóreas em abundância.
3 E ainda, de minha própria vontade para a casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho de mais eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário;
4 Três mil talentos de ouro, do ouro de Ofir: e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas:
5 Ouro para os vasos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem pois está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor?
6 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães dos milhares e das centenas, até os capitães da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
7 E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8 E os que se acharam com pedras preciosas, as deram para o tesouro da casa do Senhor, na mão de Jeiel o gersonita.
9 E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque com coração perfeito voluntariamente deram ao Senhor: e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
10 Pelo que Davi louvou ao Senhor perante os olhos de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade.
11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.
12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo.
13 Agora pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes cousas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.
15 Porque somos estranhos diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais: como a sombra são os nossos dias sobre a terra e não há outra esperança.
16 Senhor, Deus nosso, toda esta abundância que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e toda é tua.
17 E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas: eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas cousas: e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
18 Senhor, Deus de nossos pais Abraão, Isaque, e Israel, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
19 E a Salomão, meu filho dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
20 Então disse Davi a toda a congregação: Agora louvai ao Senhor vosso Deus. Então toda a congregação louvou ao Senhor Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o Senhor, e perante o rei.
21 E ao outro dia sacrificaram ao Senhor sacrifícios, e ofereceram holocaustos ao Senhor, mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, com as suas libações; e sacrifícios em abundância por todo o Israel.
22 E comeram e beberam naquele dia perante o Senhor, com grande gozo: e a segunda vez fizeram rei a Salomão filho de Davi, e o ungiram ao Senhor por guia, e a Zadoque por sacerdote.
23 Assim Salomão se assentou no trono do Senhor, rei, em lugar de Davi seu pai, e prosperou: e todo o Israel lhe deu ouvidos.
24 E todos os príncipes, e os grandes, e até todos os filhos do rei Davi, se submeteram ao rei Salomão.
25 E o Senhor magnificou a Salomão grandissimamente, perante os olhos de todo o Israel: e deu-lhe majestade real, qual antes dele não teve nenhum rei em Israel.
26 Assim Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel.
27 E foram os dias que reinou sobre Israel, quarenta anos: em Hebrom reinou sete anos, e em Jerusalém reinou trinta e três.
28 E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória: e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar.
29 Os sucessos pois do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente;
30 Juntamente com todo o seu reinado e o seu poder; e os tempos que passaram sobre ele, e sobre Israel, e sobre todos os reinos daquelas terras.
 

Estas foram ofertas de Davi e todo o povo para a construção do templo, porém desta intenção ficou registrado aqui o que aconteceu naquele tempo. Ouro, prata, pedras preciosas, madeira para a construção do primeiro templo. Este templo foi construído e depois destruído, e construído novamente, estas crônicas relatam a construção do primeiro templo. Obtiveram pedras para todos os ornatos e em abundância pedras marmóreas.
Deus preparou o que era Dele, preparou o reino.
"1 DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, senão para o Senhor Deus."
No salmo ele (Davi) disse, no leito em que durmo:
"Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, Enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o Poderoso Deus de Jacó." (Salmo 132.4-5).
Bendito Seja o Nome do Senhor!
Mostrava, demonstrava todo o afeto que tinha pelo Senhor.
Não se importou com seu ouro, não pôs o seu coração no ouro.
Deus dá e tira, e torna a dar quantas vezes Ele quiser.
Ele (Davi) deu exemplo de dedicação e afeto para com o Nome do Senhor.
"5 Ouro para os vasos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem pois está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao Senhor? 6 Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães dos milhares e das centenas, até os capitães da obra do rei, voluntariamente contribuíram."
Todos eles viram, eles (o povo e os príncipes) imitaram aquele que amava ao Senhor.
Bem-aventurado o pai de família que teme a Deus e ensina a seus filhos também.
(Com isto fica a) descendência abençoada, porque se devotaram ao Senhor.
Pode haver altos e baixos na vida, mas sempre debaixo do temor do Senhor.
Bendito o Nome Santo do Senhor!
Apareceram ofertas com grande abundância.
Certa vez, também Davi estava a procura de uma eira para construir um altar para o Senhor, e a achou, e seu dono, ao ver o rei se inclinou, e ao saber para o que era, queria dá-la, mas Davi não aceitou, e disse: - Eu vim comprar a terra, tenho que pagar, não se aproveitou da vontade do outro. Quero que o Senhor veja que isto (o altar) parte de mim.
Em II Samuel 24.18-25 temos:
"18 E Gade veio naquele mesmo dia a Davi: e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. 19 Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado. 20 E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu pois Araúna, e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra. 21 E disse Araúna: Por que vem o rei meu Senhor ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao Senhor, para que este castigo cesse de sobre o povo. 22 Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos: eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha. 23 Tudo isto deu Araúna ao rei: disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. 24 Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata. 25 E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra, e cessou aquele castigo de sobre Israel."
Glória ao Nome Santo do Senhor!
Muitos tem uma visão errada para não dar para o Senhor. Somos sempre devedores do Senhor! Temos os nossos compromissos, as nossas obrigações. Mas você não pode esquecer o maior compromisso é para com o teu Deus. Ninguém da tua família fez (ou faz) mais o que o Senhor fez para ti.
O povo se alegrou porque deram voluntariamente, com o coração perfeito, o rei se alegrou.
Veio o sentimento de agradecimento a Deus.
A congregação que diz aqui, não é o prédio, a congregação é o povo.
"10 Pelo que Davi louvou ao Senhor perante os olhos de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. 11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. 12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo."
É o Senhor que enriquece... é o Senhor que empobrece. Abre portas, fecha portas. Dá sabedoria, tira sabedoria. Dá entendimento dos mistérios de Deus.
- Vou abrir a tua mente em Meus mistérios, Meu filho, Minha filha, por causa da tua santa intenção. A tua mente vai se abrir. Nova mente o Senhor vai te dar!
"13 Agora pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. 14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes cousas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos."
Davi disse: - Não vem de mim, forte tu Mesmo és, és tu Senhor que colocou a voluntariedade nos corações, de muitos que aqui estão.
Faça com alegria, o Senhor não aceita oferta com avareza. Só aceita oferta dada de bom grado.
"14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes cousas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos."
Quantas coisas precisamos esperar. Ter paciência. Se não dar (der) palavra só tem letra, não tem espírito. Como no Salmo 127.1 temos:
"1 SE o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela."
Não nos afligimos, por causa disto, ou por causa daquilo. Tranquilidade, paz, tenhamos paz... tudo está nas mãos de Deus.
O Senhor tira de onde não tem, como diz a Palavra, não semeou mas vais colher. É bênção de Deus.
"15 Porque somos estranhos diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais: como a sombra são os nossos dias sobre a terra e não há outra esperança."
A vida é curta. Não somos nada. Quanta gente com muita cultura, escolaridade, literatura, e não consegue ter o que um semi-analfabeto tem, a paz com seu Deus. É a bênção de Deus que enriquece. Dá sempre glória ao teu Criador!
E alguém aqui, que tem uma fábrica, nunca diga, foi o meu tino, a minha experiência, que construiu tudo isto aqui. Esquece isto, mas diga: - Senhor, foi a tua mão a meu favor, que tudo prosperou.
"15 Porque somos estranhos diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais: como a sombra são os nossos dias sobre a terra e não há outra esperança."
Peregrino é aquele que está em busca de uma pátria.
O Senhor dizia para Israel, vós estais peregrinando Comigo, o teu Deus!
É o Deus Invisível, o Invisível contigo povo de Deus.!
Deixe a inveja deste ou daquela, pois vós estais a caminho da terra eterna!
Diga: - Não deixarei que rancores, amarguras, inveja me afaste do Senhor.
Bem-aventurado é aquele que é peregrino com o seu Senhor!
Assim, como Jesus falou: - Pai, aqueles que tu me deste não são do mundo.
Em São João 17.13-20 temos:
"13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos. 14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os aborreceu, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. 16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;"
Quem ama a Deus, vai se santificando, e aí diz: - Esta coisa (do mundo) não me atrai mais. É a Minha Palavra eterna que atrai a tua vida e encanta os Meus olhos.
É Palavra de santificação, é Palavra de consagração.
Quem não quer ir a Pátria celeste? Creio que todos aqui querem ir.
Por isto, quando vê guerras, as ambições dos homens... não se incomoda mais, ele está livre, não está mais amarrado nisto ou naquilo, e diz: - O meu coração não está mais neste mundo.
Caridade... dá ao que te pedir, se alguém te pedir, e estiver em tua mão poder fazê-lo, dá de bom coração, que nada lhe faltará.
Teu Deus abrirás as portas pela honra da Tua Palavra.
"14 (...) Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos."
Irmão, ninguém dá nada ao Senhor, nem nesta graça.
Os homens levantaram no madeiro um homem chamado Cristo. Quem levantou foi a maldade. Ninguém está aqui porque Deus preparou o Cordeiro. Quem preparou foi Deus Mesmo.
Temos um exemplo, numa família, em que só o pai trabalha, e o filho pede a mãe para comprar um presente para o pai, e dá o presente ao pai, e o pai o recebe. O dinheiro era do pai.
Nós não somos nada, foi Ele (o Senhor) que mandou o Salvador para a Terra.
Colocou qualidades em oferecer, pois a fé em nós. Não nos afligimos muito.
Tudo é movimento de Deus. Se você se movimentar e criar algo e tudo o mais, e você ficar rico. É o Senhor na tua vida!
Por analogia, nas pragas do Egito em Goze, o povo de Faraó sofreu com as pragas, mas o povo de Deus não tinha praga porque tinha a semente santa. Tinham o testemunho do Deus verdadeiro. (Ver Êxodo capítulo 8).
Bendito Seja o Nome do Senhor!
"15 Porque somos estranhos diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais: como a sombra são os nossos dias sobre a terra e não há outra esperança."
Veja a Palavra, tem que ser lembrada todos os dias de nossa vida: - Sem o Senhor não há outra esperança!
Glória ao Nome Santo do Senhor!
Não desperdicemos tempo (muitos até o dinheiro) em coisas inúteis.
Nos ajudamos uns aos outros, pois somos os Seus remidos.
Se fizestes a um dos pequeninos Meus, a Mim o fizestes, disse o Senhor Jesus, certa vez.
Em São Mateus 25.40 temos:
"E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."
Irmão, sentimento santo é o que o Senhor quer. O espírito da avareza está sendo expulso pela Luz da Palavra de Deus.
Tenhamos sempre em mente: - Mais dar do que receber. Dai sem nada esperar por receber.
Irmãos, este Conselho da Palavra veio a nós no último momento, eis que Palavra! Sejamos piedosos, sinceros, misericordiosos, caridosos e compassivos, fiéis imitadores de nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:
Hino do Silêncio: 445. Forasteiro sou no mundo

248.  A Canaan celestial
101.  Só a Jesus pertenço
371.

 No céu, Senhor, no céu

4.  Grandioso és Tu
319.  Oh! levanta a bandeira
322.  Santo! Santo! Santo!
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão ancião N.M. e Palavra exortada pelo irmão ancião J.C. Testemunhos/Saudações: Aracaju (SE), Cambará (PR), Curitiba (Portão) (PR), Damasco (SYR), Iati (PE), Londrina (PR), Newark (NJ), Ribeirão do Pinhal (PR), Santos (SP), São Paulo (Ipiranga, Parelheiros) (SP), e São Vicente (Vila Margarida) (SP). Estados: Nova Jersey, Paraná, Pernambuco, São Paulo, e Sergipe. Regiões: Nordeste (BR), e Norte (BR). País: Brasil, Estados Unidos, Portugal, e Síria. Continente: Europa. No batismo realizado na manhã deste domingo, obedeceram ao mandamento do Batismo 154 almas (irmãs e irmãos), perfazendo um total desde janeiro/2010 até a presente data de 2.464 almas batizadas no tanque do Brás.

Home

Home

Home | Acima  

Esta página foi atualizada em 12/06/10

Este sítio está no ar desde 15/05/01