A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Home | Acima | Avançar  

Conselho da Palavra DCLXXVII

Brás, São Paulo, 1.º de Novembro de 2009.

Jeremias 39
(Todos Versículos)

 

          Nabucodonosor toma Jerusalém e livra Jeremias
 

1 NO ano nono de Zedequias, rei de Judá, no mês décimo, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, e todo o seu exército, contra Jerusalém, e a cercaram.
2 No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, se fez a brecha na cidade.
3 E entraram todos os príncipes do rei de Babilônia, e pararam na porta do meio, os quais eram Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo, Sarcequim, Rabsaris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague, e todos os outros príncipes do rei de Babilônia.
4 E sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá e todos os homens de guerra, fugiram então, e saíram de noite da cidade, pelo caminho do jardim do rei, pela porta dentre os dois muros; e saiu pelo caminho da campina.
5 Mas o exército dos caldeus os perseguiu; e alcançaram a Zedequias nas campinas de Jericó, e o prenderam, e o fizeram ir a Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Ribla, na terra de Hamate, e ali o sentenciou.
6 E o rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias em Ribla, à sua vista: também matou o rei de Babilônia a todos os nobres de Judá.
7 E arrancou olhos a Zedequias, e o atou com duas cadeias de bronze, para levá-lo a Babilônia.
8 E os caldeus queimaram a fogo a casa do rei e as casas do povo, e derribaram os muros de Jerusalém.
9 E o resto do povo, que ficara na cidade, e os rebeldes que se tinham passado para ele, e o resto do povo que ficou, levou Nebuzaradão, capitão da guarda, para a Babilônia.
10 Mas os pobres de entre o povo, que não tinham nada, deixou Nebuzaradão, capitão da guarda, deixou na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e campos naquele dia.
11 Mas Nabucodonosor, rei de Babilônia, havia ordenado acerca de Jeremias, a Nebuzaradão, capitão dos guardas, dizendo:
12 Toma-o, e põe sobre ele os teus olhos e não lhe faças nenhum mal; antes, como ele te disser, assim procederás para com ele.
13 Deste modo Nebuzaradão, capitão dos da guarda, mandou, e Nebus-Hasbã, Rabsaris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague, e todos os príncipes do rei de Babilônia,
14 Mandaram retirar Jeremias do átrio da guarda, e o entregaram a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, para que o levasse a sua casa; e ele ficou entre o povo.
15 Ora, tinha vindo a Jeremias a palavra do Senhor, estando ele ainda encerrado no átrio da guarda, dizendo:
16 Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e se cumprirão diante de ti naquele dia.
17 A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue na mão dos homens perante cuja face tu temes.
18 Porque certamente te salvarei, e não cairás à espada: mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor.
 

Esta é a Palavra que o Senhor manda para nós esta noite.
Para tristeza deles (o povo de Israel), o Senhor falava pela boca dos profetas, e os prognósticos dados pelos profetas era de ruína, guerra e destruição (Israel perderia a guerra, e seria mandada cativa para Babilônia).
Não queriam prender o homem (o profeta), mas queriam prender a Palavra de Deus que estava nele. (Jeremias havia sido preso por Zedequias, rei de Israel).
Não podemos prender a Palavra, quando a Palavra vier contra os nossos interesses carnais / materiais. Principalmente, para aqueles que vivem em desacordo com a doutrina, vivem em pecado, em escárnio, na imundícia, não querem ouvir o Conselho da Palavra de Deus. Mas o Senhor diz: - Esta é uma Palavra de repreensão.
- Lembra-te das tuas falhas e fraquezas, humilha-te (perante Deus), que esta Palavra será a tua salvação!
Deus repreende a quem ama.
Bendito o Nome do Senhor!
A Palavra vai se cumprir para quem está na desobediência.
Bem-aventurado aquele (a) que diz na presença do Senhor: - Eu quero me corrigir diante da Tua Palavra, tenha misericórdia de mim.
Vou te santificar, vou te transformar (em um santo e em uma santa de Deus), vou te fazer pregador da Minha Palavra.
Estava vindo o tempo da tristeza de Israel, era tempo de luta, a cidade estava sofrendo um cerco de seus inimigos (exército da Babilônia, comandado pelo rei Nabucodonosor, o cerco durava já dezesseis meses). Por causa do cerco, a cidade estava sendo minada em sua resistência, (o abastecimento de alimentos e água estava prejudicado), não podiam sair e entrar quando quisessem, não podiam sair (dos muros da cidade) para colher alimento nas campinas ao redor e pegar água nos poços externos.
Em outra ocasião, na época de Davi, também Israel sofrera algo semelhante, Davi teve sede, e seus homens foram buscar água (nos poços externos) por amor a Davi.
Bendito seja Deus!
E você que vive rodeado (por forças estranhas) não consegue "comer" a Palavra, pois está travando uma luta espiritual. Vem aqui ouve a Palavra, compreende, mas não consegue colocá-La em prática, pois não está "comendo" da Palavra.
- Vou mandar os Meus valentes para te salvar!
Aí, você vai saborear a Palavra, e Ela vai se multiplicar no teu coração e mente.
Você se tornará fonte de água viva, que salta para a vida eterna (para você e para os seus).
Bem-aventurado é aquele (o crente) que vem buscar água (viva) para saciar a sede.
- Leve água para a tua casa. - O Senhor te diz, por esta Palavra! - Põe o teu vaso de boca para cima, que Eu vou enchê-lo da virtude da Minha Palavra.
Bem-aventurado aquele que se preocupa com o seu irmão.
- Vou te visitar de madrugada para te fazer minhas revelações e para te consolar.
(O pregador falando) - Certa ocasião, quando jovem ainda, não conseguia me alimentar da Palavra, em oração me dirigi ao Senhor: - Senhor, não estou te exigindo nada, tal é a luta, tamanha é a aflição. Não sinto mais a tua presença.
O Senhor sabe quando é uma oração de exigência ou quando é uma oração de necessidade.
Quando é oração de necessidade (da alma) o Senhor atende. E depois da oração, naquela noite mesmo, em sonho, tive uma revelação tão maravilhosa, e a presença de Deus foi tão forte, que eu pulava na cama, e manifestava o Espírito Santo.
Fazia tempo, que eu não me lembrava desse ocorrido.
- E você? Faz tempo que você não sente a Minha presença?
Glória ao Nome Santo do Senhor.
Vou chamar aquele irmão para orar, vou visitar aquela irmã. - Você não precisa de ninguém, não precisa chamar este ou visitar aquela. Eu estou aqui! Eu te tiro desse poço espiritual, por esta Palavra. O Senhor conhece o limite da nossa força.
(Na passagem entre Jesus e Pedro). - Pedro, para que a tua fé não desvaneça, daqui a pouco você vai me negar, antes que o galo cante. Em São Lucas 22.34 temos:
"Mas ele disse: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes negues que me conheces." Vide também: São Marcos 14.30 e São Mateus 26.34.
O Senhor se virou e olhou para Pedro, e Pedro foi chorar amargamente.
Em São Lucas 22.62 temos:
"E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente."
Não tenho força suficiente para dar minha vida a Ti. - Tu me amas? Tu apascenta os meus cordeiros?
(Pedro, para obra de Deus, precisava ficar vivo, pois, ele espalharia o Evangelho de nosso Senhor Jesus).
Em Atos dos Apóstolos 2.1-4 temos:
"1 E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5 E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu."
Judeus e homens de outras nações estavam em Jerusalém, e viram o anúncio de Cristo.
- Cristo ressuscitou, e é Dele que recebemos o Espírito Santo. Era a conversão.
- Irmão, irmã, prepara-te o teu coração que ... - Eu vou te converter.
Busca-Me e clama, que Eu vou te visitar você aí no teu banco.
O Senhor vai te devolver o que você perdeu por causa das tentações. Os sonhos e as revelações serão devolvidos.
Os inimigos de Israel bombardeavam (o muro de Jerusalém) sempre no mesmo lugar, até que abriram uma brecha e conseguiram entrar na cidade.
- Irmão, o adversário vai lutar contra ti, na tua fraqueza, até que ache uma brecha.
O Senhor vai blindar a mente e o coração desta Igreja. Aleluia! Glória ao Nome Santo do Senhor!
- Vou construir outro muro em redor da tua casa! (Teu ser).
Logo, logo uma brecha vai ser abrir, e isto é que o inimigo quer.
Mas, o Senhor diz: - A Minha presença está dentro do teu coração. Construirei muros e ante-muros, para que a virtude (da Minha Palavra) não saia da tua casa (teu ser).
Em Provérbios 23.26-35 temos:
"26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. 27 Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha. 28 Também ela, como um salteador, se põe a espreitar, e multiplica entre os homens os iníquos. 29 Para quem são os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas? para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente. 32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. 33 Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. 34 E serás como o que dorme no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. 35 E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-la outra vez."
O inimigo vai querer encontrar todas as brechas, e na tua fraqueza ele as encontrarás.
Por esta Palavra, o Senhor vai te dar material necessário para você construir o teu muro.
Luz nova, procedimento novo. Você que tem uma questão de muitos anos (a resolver), em poucos dias tu a desatarás, em Nome do Senhor Jesus!
E a você que não pode desfazer o nó de dentro da tua casa, você o desatará, antes que vá para a sepultura. Todas as coisas vão para onde tem que ir, todas as coisas vão para o seu devido lugar.
Santificação, Justiça busque-as sem cessar. Permanece na Justiça, permanece na verdade.
Zedequias quis fugir, Zedequias (que era o rei) estava entregando a cidade, a sua própria sorte.
"
6 E o rei de Babilônia matou os filhos de Zedequias em Ribla, à sua vista: também matou o rei de Babilônia a todos os nobres de Judá."
Zedequias, capturado, presenciou tudo isto porque desagradou a Deus.
Temos que temer a Deus. Não podemos desagradá-Lo.
"9 E o resto do povo, que ficara na cidade, e os rebeldes que se tinham passado para ele, e o resto do povo que ficou, levou Nebuzaradão, capitão da guarda, para a Babilônia. 10 Mas os pobres de entre o povo, que não tinham nada, deixou Nebuzaradão, capitão da guarda, deixou na terra de Judá; e deu-lhes vinhas e campos naquele dia."
Levou todos os "importantes" de Judá cativos para Babilônia. Mas os esquecidos de Israel, o povo humilde, os simples, ficaram na cidade destruída, mas ganharam de seus inimigos vinhas e campos.
Quando o Senhor cumpriu a Palavra (Palavra de destruição de Israel), os pobres de entre o povo enriqueceram.
Glória a Deus!
Jeremias estava preso por causa da Palavra, estava preso porque era homem de Deus.
Em Jeremias 29.6 temos:
"Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais." (No capítulo anterior) Jeremias escreveu uma carta aos cativos de Babilônia, e nela ele recomendava que plantassem, cultivassem (no estrangeiro) e dessem suas filhas em casamento em cumprimento da Palavra de Deus.
"11 Mas Nabucodonosor, rei de Babilônia, havia ordenado acerca de Jeremias, a Nebuzaradão, capitão dos guardas, dizendo: 12 Toma-o, e põe sobre ele os teus olhos e não lhe faças nenhum mal; antes, como ele te disser, assim procederás para com ele."
Do inimigo de Israel veio a liberdade de Jeremias. Quem está com Deus e anda na verdade, a Palavra é de Poder. Se tu estás na verdade, fica em paz ainda mais!
E a você que anda na mentira, se você Me deixar, Eu te livro de toda a mentira, e tu serás Meu (em toda a plenitude).
"16 Vai, e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem; e se cumprirão diante de ti naquele dia."
Muitos que estão aqui merecem a salvação de suas almas.
Firmes em Cristo Jesus estejamos, que Ele te livrará da ira (do Senhor) naquele dia!
Estejamos firmes, amanhã, na terça-feira, no resto do ano e muito mais.
"18 Porque certamente te salvarei, e não cairás à espada: mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor."
Bendito seja Deus!
As Palavras de Deus se cumprirão todas Elas. E a você que prega a Palavra, dentro da tua casa, permaneça. Que a tua casa também não ficará envergonhada ou confundida.
Esta é a Palavra.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

354.  Todo a Cristo me entrego
119.  Se fores tentado
32.  Ouve a nossa oração
58.  Teu amor, Teu amor, ó Cordeiro
92.  Teu servo ouve; fala, Senhor
80.  Contarei a grande história
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido e Palavra exortada pelo irmão E.C.. Testemunhos/Saudações: Antonina (PR), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Guarulhos (Vila Flora) (SP), Maceió (AL), Manaus (AM), Monte Alegre de Sergipe (SE), Nova Lima (MG), Ponta Grossa (PR), Santa Isabel (SP), São José dos Pinhais (PR), São Paulo (Brás, Vila Mariana, Vila Morais) (SP), e Terra Rica (PR). Regiões: Grande São Paulo (SP). Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, e Sergipe. Países: Brasil e Canadá. Continente: América do Sul.

Home | P90677 | P90678 | P90679 | P90680 | P90681

Home

Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 30/11/09

Este sítio está no ar desde 15/05/01