A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Voltar | Home | Acima  

Passo de Palavra DCVIII.

Brás, São Paulo, 26 de agosto de 2007.

São Marcos 9
(Versículos 1 ao 13)

(...)    (último parágrafo do capítulo 8 de São Marcos)
         Cada um deve levar a sua própria cruz

34  E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35  Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36  Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37  Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38  Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

           São Marcos 9


1  DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.

          A transfiguração

2  E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;
3  E os seus vestidos tornaram-se resplandecentes, em extremo brancos como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.
4  E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus.
5  E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.
6  Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados.
7  E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.
8  E, tendo olhado em redor, ninguém mais viram, senão só Jesus com eles.
9  E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos.
10  E eles retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo, ressuscitar dos mortos.
11  E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro?
12  E, respondendo ele, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e todas as coisas restaurará; e, como está escrito do Filho do homem, que ele deva padecer muito e ser aviltado.
13  Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.
(...)
 

Aparecerá o conforto e consolo que vieste buscar, para quem estiver em comunhão, com certeza levará para vossa casa o que vieste buscar nesta noite.
Este capítulo que acabamos de ler é continuação do último parágrafo do capítulo 8 do Evangelho de São Marcos.
Que trata da grande multidão que seguia Jesus, como esta aqui presente, esta grande multidão quer descansar, quer sair do pesadelo a qual se encontra.
O Senhor diz: - Cada um deve levar a sua cruz.

“DIZIA-LHES também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.”
A Palavra a princípio seria tão confortável a todos os discípulos, porém, o Senhor Jesus somente levou (confidenciou, fez participar) a três, Pedro, Tiago e João.
Não sabemos como o Senhor Jesus, os tirou do meio dos doze. Não está retratado. Mas sabemos que os levou ao alto de um monte, que ficou conhecido como o Monte da Transfiguração.
Transfigurou-se diante deles, conforme dissera seis dias antes.

“E os seus vestidos tornaram-se resplandecentes, em extremo brancos como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.”
Não havia (há) na Terra nenhum homem capaz que deixasse tão alvo seus vestidos.
“E apareceu-lhes Elias com Moisés, e falavam com Jesus.”
Em Malaquias 4.4-5 temos: “4  Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.
5  Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR;”
Os irmãos lembram que Elias tinha sido levado aos céus em outro ponto da Palavra. Quando aconteceu, os incrédulos acharam que um redemoinho houvera levado, e procuravam o seu corpo.
Em II Reis 2.11 temos: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”
Elias e Moisés falavam com Jesus.
As profecias ditas por Elias pelo Espírito Santo de Deus não foram suficientes. Embora Elias fosse um profeta que em mais apareceu maravilhas, foi oprimido diante do rei, como na passagem: II Reis 1.9-15 “9  Então o rei lhe enviou um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce. 10  Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 11  E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. 12  E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 13  E tornou a enviar um terceiro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; então subiu o capitão de cinqüenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos. 14  Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida. 15  Então o anjo do SENHOR disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei.”
Elias homem de Deus, por ele descia com força o fogo do céu e destruiu os cinqüenta homens, e duas vezes mais também foi necessário, até que o capitão entendeu e aprendeu, e com reverência inclinou-se e disse a Elias: - Eu sou enviado para vos pedir a falar com o rei.
Mesmo com todo o poder de Deus em Elias, não foi suficiente para converter os corações dos homens.
O mesmo acontece com Moisés.
Moisés também foi outro homem de Deus com muitas obras.
Ficou quarenta dias e quarenta noites no Monte Sinai, e desceu com as tábuas dos dez mandamentos. Êxodo 31.18: “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.”
Na lei dois mandamentos são criativos e os outros oito são incriminantes.
A lei foi impotente para a salvação.
Agora temos uma Pessoa potente para salvar as almas, nosso Senhor Jesus.

5  E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. 6  Pois não sabia o que dizia, porque estavam assombrados. 7  E desceu uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu filho amado; a ele ouvi.”
Quando menos esperavam desapareceram Elias e Moisés. E desceram do monte.
“9  E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos.”
Irmãos o Senhor preparava esses três apóstolos.
Se não fossem homens confidenciais, discretos, confiáveis o Senhor não os revelaria, havia outros homens entre eles, mas o Senhor Jesus os escolheu.
O Senhor diz pela Palavra: - Feche a tua boca, não conte detalhes da tua vida particular para ninguém. Espere em Deus.
Observamos que os três receberam os ensinamentos no Monte da Transfiguração. Cuidado com que você vai falar, não sejamos como as “vizinhas” (não sejamos fofoqueiros).
Temos também, a história de um homem íntegro, grande defensor da lei de Moisés, no caminho a Damasco, um resplendor de luz do céu o envolveu, e falou-lhe, caiu cego, e se encontrou com o Senhor Jesus. Este homem íntegro o Senhor Jesus o levou até ao terceiro céu, viu coisas inefáveis, viu o trono de Deus.
Atos dos Apóstolos 3.3-5: “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?5  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.(...)”
O apóstolo Paulo, talvez em um dos momentos de carnalidade, revelou o que lhe havia acontecido, e o Senhor lhe disse: - A minha graça te basta!
Em II Aos Coríntios 12.9-11 temos: “9  E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10  Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. 11  Fui néscio em gloriar-me; vós me constrangestes. Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou.”
Vamos ter cuidado, a qualidade do homem, a qualidade da mulher está nos segredos que podem guardar. Não devemos falar antes, não devemos contar nada. Porque o Senhor é o nosso professor, e nos ensina para que não caiamos em tentação.
Se esta Palavra não lhe couber, então não há nada a ser feito. Para mim, que vos fala me cabe, porque creio que foi revelada pelo Espírito Santo de Deus. E para aqueles que como eu, estão na fé e na esperança, para esses, o Senhor diz: - Boa é esta fé, porque por ela muitas coisas lhes serão reveladas. Esta é a Palavra que o Senhor manda. Deus seja louvado! Amém.

Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

9.  A minha alma deseja ver-Te
4.  Grandioso és Tu
360.  Ó Rosa de Saron
259.  Pecador que vais vagando
354.  Todo a Cristo me entrego
Coro 7.  A Jesus eu cantarei louvor
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão N.M. e Palavra exortada pelo irmão visitante Curitiba (PR). Testemunhos/Saudações: Chicago (IL), Curitiba (PR), Dallas (TX), Ilha Solteira (SP), Pindamonhangaba (SP), Praia Grande (SP). Estado: Paraná. País: Estados Unidos.

Home | P90605 | P90606 | P90607 | P90608

Home | P90608-A

Voltar | Home | Acima  

Esta página foi atualizada em 29/08/07

Este sítio está no ar desde 15/05/01