A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Passo de Palavra DXCII.

Brás, São Paulo, 11 de março de 2007.

Salmo 77
(Todos versículos)

          O estado interno do salmista: ele anima a sua alma pela consideração
                          das grandes obras e da misericórdia de Deus
                                    Salmo de Asafe, para o cantor-mor, por Jedutum
                                             
1 CLAMEI ao Senhor com a minha voz: a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos.
2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei: queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.)
4 Sustentaste os meus olhos vigilantes: estou tão perturbado que não posso falar.
5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados.
6 De noite chamei à lembrança o meu cântico: meditei em meu coração, e o meu espírito investigou:
7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?
8 Cessou para sempre a sua benignidade? acabou-se já a promessa que veio de geração em geração?
9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira? (Selá.)
10 E eu disse: Isto é enfermidade minha; e logo me lembrarei dos anos da destra do Altíssimo.
11 Lembrar-me-ei, pois, das obras do Senhor; certamente que me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
12 Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.
13 O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que é Deus tão grande como o nosso Deus?
14 Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu fizeste notória a tua força entre os povos.
15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram.
17 Grossas nuvens se desfizeram em água; os céus retumbaram: as tuas frechas correram duma para outra parte.
18 A voz do teu trovão repercutiu-se nos ares; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não se conheceram.
20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Aarão.
 

Amados irmãos, este salmo que acabamos de ler não é de Davi, é de outro salmista, Asafe.
Asafe no decurso de sua vida passou por algum processo que ficou registrado, e hoje nós temos a oportunidade de tomar conhecimento. Nesse tempo de sua vida encontrava-se completamente desconsolado. Ficou escrito para que os desconsolados sejam por Deus consolados.
Problemas de espíritos interiores, quem passa por esses problemas conhece a angústia de alma e só Deus que pode resolvê-los, mais ninguém. Não são problemas financeiros, enfermidades do corpo, mas são da alma! O remédio precisa vir de Deus.
Muitos problemas aqui relatados, são os mesmos problemas que muitos crentes já passaram no passado. As mesmas aflições se cumpriram para muitos irmãos e irmãs.
Buscava a Deus sem cessar, noite e dia.
”1 CLAMEI ao Senhor com a minha voz: a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor: a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.”
Não encontrava consolação do mundo, mas esperava a que vinha de Deus.
”3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei: queixava-me, e o meu espírito desfalecia. (Selá.) 4 Sustentaste os meus olhos vigilantes: estou tão perturbado que não posso falar.
5 Considerava os dias da antiguidade, os anos dos tempos passados. 6 De noite chamei à lembrança o meu cântico:”

Ele tinha um louvor a Deus referente as obras de Deus no seu passado. Investigou.
”... meditei em meu coração, e o meu espírito investigou: 7 Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável?” estou buscando o favor de Deus mas ainda não veio.
Aqui está a Palavra: - O Senhor nos quer ser favorável! E o crente não ficará sem o favor de Deus. A Palavra de Deus lhe é favorável nesta noite.
”8 Cessou para sempre a sua benignidade? acabou-se já a promessa que veio de geração em geração?”  Foi dito que o Senhor estaria conosco não sendo só para o tempo presente, mas eternamente.
”9 Esqueceu-se Deus de ter misericórdia? ou encerrou ele as suas misericórdias na sua ira?”  E nós aqui nos perguntamos: - Por que se desagradou de alguma coisa de nós? O salmista fez esta investigação. Façamos o mesmo.
O salmista foi bem sucedido porque o Senhor fez-lhe encontrar resposta para tudo.
Não corra de Deus. Não era enfermidade. Dores do espírito, o médico dessas dores é só Deus e Cristo Jesus para aliviar o nosso sofrimento.
Guardemos esta Palavra em nosso íntimo. O Senhor responde / diz: - Não encerrei, ainda tenho muita misericórdia para aqueles que me invocam de dia e de noite.
Dizem: - Onde está Deus? Onde estás Tu, Senhor? Providência divina.
Muita coisa a lembrança que o Deus que tu adoras nos traz. Quantas obras Ele já não fez para nós? Ele não fala de onde vem, mas Ele está em todos os nossos caminhos.
13 O teu caminho, ó Deus, está no santuário. Que é Deus tão grande como o nosso Deus?”
Bendito é o Senhor, Nosso Deus!
Muitos a tua volta o conhecerão, por causa das obras que fará contigo. Ele mesmo se fará por conhecer.
Criará leis neste mundo para favorecer os Seus amados. A força de trabalho do Senhor é mexer nas leis da terra. Veio a frente um relato de um irmão nosso, por nome Jonas, militar numa corporação por mais de 20 anos, foi transferido para outra. Quando chegou a época de se aposentar, foi requerê-la, e foi dito a ele que o tempo da outra corporação não era contado. Esta constatação trouxe-lhe grande aflição, pois era muito tempo que não poderia ser usado para sua aposentadoria, foi buscar a Palavra. O Senhor lhe disse: - Vou mudar a lei para favorecer-te.
Os colegas sabiam de sua situação, se condoeram dele. Certo dia, seus colegas leram no quadro de avisos da corporação que uma nova lei permitia a contagem do tempo anterior para efeito de aposentadoria. Foram correndo contar para Jonas. Houve muita alegria por esta obra.
O Senhor vai mudar o estado interno dentro de nós mesmos e de nossas famílias.
Onde a tua mão não alcança, a Minha alcança. Somente me serve, fica em silêncio, esta guerra é minha!
Você verás os corações mudarem. Quem está embaixo sobe e quem está acima desce. Mesmo Deus que cumpriu estas obras no passado, cumprirá agora para a igreja. Glória ao Nome do Senhor!
Diga: - É falha minha. Pois, Deus é fiel em tudo.
O salmista nunca se envergonhou do Senhor.
”17 Grossas nuvens se desfizeram em água; os céus retumbaram: as tuas frechas correram duma para outra parte.
18 A voz do teu trovão repercutiu-se nos ares; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. 19 Pelo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não se conheceram.”
Os povos se espantaram do Deus de Israel.
O Senhor vai acertar as tuas veredas. Quando Israel passou pelo mar. Chegou diante das nações que tremiam. Exclamavam: – Eis o poder do Deus de Israel!
Assim também aconteceu em Jericó. Uma meretriz chamada Raabe, ajudou os emissários de Israel mandados a Jericó por Josué. Ela os fez escapar dos perseguidores, porque o vosso temor chegou aqui na nossa cidade, disse-lhe. Nós temos conhecimento do poder de Deus de Israel. (Josué 2). Mas quando as coisas sucederem, me favoreçam a casa de meu pai, disse Raabe a eles. O Senhor diz: - Os que te favoreceram serão favorecidos por Mim, teu Deus. O Senhor te ajudará, e te levantará a tua cabeça.
Glória ao Nome Santo do Senhor!
Os que estão ao nosso redor dirão: - Não ponho a mão nas tuas causas porque tenho medo do teu Senhor.
Asafe em sua própria investigação percebeu que estava sendo consolado por Deus.
Teremos a mente abençoada pela Luz de Deus. A opressão dos estranhos espíritos sucumbirá diante do poder desta Palavra. O Senhor cobrirá a nossa cabeça no dia da batalha.
Quando quiseram colocar elmo/capacete, armaduras e espada em Davi, disse-lhes: Tirem isto de mim, era jovem mal conseguia se movimentar e erguer com todo aquele peso. Mas ele não estava desprotegido, estava com o Senhor, estava com a benção do Senhor, e assim foi enfrentar o gigante que afrontava o povo de Israel. E assim com umas pedrinhas, com alguns seixos do ribeiro, caiu o gigante Golias. (I Samuel 17.37-51).
“37  Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 38  E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça. 39  E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si. 40  E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 41  O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele. 42  E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. 43  Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. 44  Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. 45  Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46  Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; 47  E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. 48  E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 49  E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 50  Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 51  Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.”
E o Deus que Davi adorava foi temido pelo filisteus.
Se não for possível a cobertura material, sempre há a cobertura do Espírito de Deus aos Seus, bem como a Luz para escapar das ciladas.
Até de Saul, Davi escapou tantas e tantas vezes.
Foi dito: - Saia daqui coberto com o Espírito da Palavra de Deus. Paz interna está sendo (será) dada nesta noite!
Defenderá, advogará a tua inocência, para aqueles que possuem a vida regrada na Palavra de Deus. Tira a tristeza e coloca alegria! Tira tuas trevas e coloca a Luz.
O mesmo ocorre quando estamos nos ministérios, fecha a mente e não temos nada, mas de repente a mente se abre para a Palavra. Fecha a mente para o mundo e abre para o Senhor. Tua preocupação se dissipará, ela está com o Senhor.
Mais um aviso, quando aqueles que te perseguem caírem, não te alegres. Pois, é obra do Filho do teu Pai que está nos céus.
Eis o conselho desta noite, força e ânimo para enfrentarmos o que tivermos que enfrentar. Não sabemos quantos dias ainda teremos aqui no mundo.
Pela Palavra a força é renovada para todos.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos: 

Hino do silêncio: 371. No céu, Senhor, no céu

91.  No esconderijo do Onipotente
97.  A Sião marchemos
7.  Bendito o Rei que veio do céu!
69.  Brilha mais e mais
167.  Vamos produzir frutos de louvor
102.  Oh! que paz preciosa
Hino de despedida: 207. Eu sou a Porta que ao céu conduz
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão G.O. e Palavra exortada pelo irmão J.C.. Testemunhos/ Saudações: Bodocó (PE), Cambuquira (MG), Caxambu (MG), Estância (SE), Ouricuri (PE), Petrolina (PE), Pirangi (SP), Praia Grande (SP), Recife (PE), Salto da Divisa (MG),  São Gonçalo do Sapucaí (MG), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Teresina (PI). Estados: Minas Gerais, Pernambuco, e Sergipe. Regiões: Nordeste, do Rio São Francisco, e Vale do Jequitinhonha. País: Estados Unidos (América). Culto realizado no salão de reuniões.

Home | P90591 | P90592 | P90593

Home

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 18/03/07

Este sítio está no ar desde 15/05/01