Conselho da Palavra DCCXXXVII

Brás, São Paulo, 15 de Maio de 2011.

II São Pedro 1
(Todos versículos)

 

          Prefácio e saudação
                                                                   

1 SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
6 E à ciência a temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade,
7 E à piedade o amor fraternal; e ao amor fraternal caridade.
8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
12 Pelo que não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.
13 E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações,
14 Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.
15 Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.
16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas: mas nós mesmos vimos a sua majestade.
17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis, em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
 

Esta Palavra que o Senhor trouxe avante. O Senhor tem feito conhecer, o Senhor tem chegado a nós o conhecimento de Deus. O Senhor confirma constantemente esta graça, este conhecimento.
Povo eleito da Terra, o Senhor nos separou para conhecermos este mistério. Servir (a Deus) toda a vida, no final o galardão da vida eterna!
Aqui também:
"2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;"
Então com este conhecimento, há a certeza tão sublime, de que não há outro Deus, que não há outro caminho. Grande paz na alma reserva o nosso futuro.
Muitas coisas se manifestam, inclusive obras do adversário para diminuir a nossa fé.
- Por esta Palavra, o Senhor confirma o nosso futuro no Reino da Glória!
Tudo o que é necessário para a nossa vida, por piedade é o Senhor que nos dá!
O Senhor faz acrescentar as virtudes necessárias para vencermos o tempo presente. Para vencermos o mundo de corrupção, e o mundo que cada vez mais aumenta com a concupiscência. Que trazem (tanto) espanto, cada vez mais ouvimos as atrocidades que o homem do mundo é capaz de fazer. Enquanto o mundo mergulha no abismo, nós estamos cada vez mais perto da salvação.
Bem-aventurado aquele que pede luz e entendimento. Bem-aventurado aquele que entrou aqui, primeiramente referiu-se acerca de sua necessidade espiritual com palavras espirituais, e depois mencionou suas necessidades materiais. - Deus atenderá. O Senhor cumprirá Suas promessas.
"4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo."
Dentro de nós habita uma natureza divina, não somos iguais aos demais homens, temos uma natureza diferente. Temos a natureza carnal é verdade, mas o Senhor nos deu a natureza divina. E por conta dessa natureza divina, temos que por diligência, temos que por atenção para o que é preciso (para o que é necessário) manter em nossa vida, que está...
"5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,"
O Senhor vai acrescentando, e vai crescendo a fé e virtude.
"6 E à ciência a temperança, e à temperança paciência, e à paciência piedade, 7 E à piedade o amor fraternal; e ao amor fraternal caridade."
Glória ao Nome do Senhor! O Senhor enriquece esta Igreja com Suas virtudes nesta noite!
"8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."
Glória ao Nome do Senhor!
Somos bem-aventurados de termos nós a natureza divina. Somos os homens (e mulheres) mais felizes da Terra!
Bendito seja o Senhor!
O Senhor quer que não sejamos ociosos ou estéreis.
Ele quer o crente trabalhe, pense e aja por esta natureza divina. Com isto Ele vai acrescentando fé à virtude, vai acrescentando virtude à ciência, vai acrescentando ciência à temperança, vai acrescentando temperança à paciência, vai acrescentando paciência à piedade, vai acrescentando piedade ao amor fraternal, e vai acrescentando amor fraternal à caridade. A caridade amor maior! Começa a buscar mais o Senhor, que haverá uma transformação. Bendito seja o Senhor!
Quantos que entraram aqui infrutíferos?! O Senhor diz: - Te fiz com uma natureza divina, te coloquei o dom da fé!
- Por esta Palavra, o Senhor confirma a fé no teu coração, e junto com a fé todas mais estas outras coisas (virtude, ciência, temperança, paciência, piedade, amor fraternal, caridade).
O Senhor faz crescer na nossa vida tudo isto. Ele nunca vai deixar faltar o pão na tua mesa, o calçado para os pés e o vestido no corpo. Tudo será feito para que o crente possa manter a cabeça erguida.
Estas necessidades, já não são tão difíceis de suprir, ainda mais nesta nação (brasileira) abençoada por Deus, onde Ele abre as portas para que consigamos o nosso sustento.
Porém, vem a exortação: - Não se esqueça da tua vida futura (vindoura) que você tem (terá) no céu!
As coisas desta vida ocupam todo o seu tempo, e aí resta somente o fim de semana para servir a Deus, oração... oração somente quando uma determinada situação se apresenta.
O Senhor diz: - Eu estou aguardando os frutos na Minha Presença!
Velho, jovem, de idade intermediária, todos sem exceção tem que trazer (fazer, gerar) frutos de louvor a Deus.
"8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo."  
E a você que diz: - Preciso aprender muito desta doutrina, não sabe como servir a Deus direito, sou novo (a) na fé, tenho só um pouquinho de fé.
- Sede firmes e constante que o Espírito Santo tomou (tomará) o teu coração! Não saia deste lugar (caminho), pois nele há o conhecimento necessário para salvação da tua alma!
A você que diz: - Tenho medo de não cumprir, tenho medo de não servir a Deus.
- Em ti o Senhor fará nascer a natureza divina!
"9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados."
Temos que nos lembrar constantemente no que o Senhor fez conosco, da obra de salvação que nos proporcionou, de onde estávamos... estávamos em lugares terríveis, cheios de toda a sorte do mal, que não há necessidade de mencionar aqui.
Mesmo aqueles que já nasceram num lar cristão, ou também aqueles que receberam o testemunho desta graça, não importa, o valeu para todos nós foi a obra de salvação que o Senhor fez conosco. (Tirou-nos (separou-nos) do mundo do abismo e da maldição).
Temos que olhar para trás e vermos a transformação que Deus fez em nossa vida, como nos comportamos, como vemos o mundo e como nos vemos, como falamos, como negociamos. Bendito seja o Senhor!
O Senhor acrescenta estas virtudes nesta noite. O Senhor te dará saídas honrosas. O adversário coloca saídas ilícitas, sustentadas na mentira, no suborno e na corrupção. Por esta Palavra, falará mais alto a natureza de divina, e você terá saída honrosa.
O Senhor te livrará, mesmo que haja alguma perda material, mas haverá aumento e conforto espiritual!
O Senhor nos chamou (para este caminho santo), não adiante esquivar-se! Ou serve a Deus ou serve a Mamom. (Não tem meio termo).
"10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis."
Existem diversas teorias por aí. Você quer ir para o céu?! Tu dirás: - Lógico que sim. Cuidado com as situações (emoções) que estão na natureza carnal, na leitura de textos estranhos. No verso 11 temos um resumo:
"
11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."
Irmão, irmã, o adversário foi expulso do céu, ele saiu de lá e já foi julgado e para lá ele não volta mais; ele não quer que vamos para o céu.
Ouvi o clamor, o anseio da tua alma. O que mais queremos é irmos para o céu! Glória ao Nome do Senhor!
O objetivo principal é este não vamos colocar outro. Por exemplo, a mocidade com tantos projetos, anseios. O Senhor tem o poder de cumprir o desejo do teu coração. Se formar, casar, constituir família, ter uma boa vida (uma vida tranquila) na Terra.
Faça um propósito diante do Senhor, como já foi dito, alguns nasceram em lar cristão, outros tiveram a revelação desta graça, não importa, façam um propósito diante de Deus, de servi-Lo na Terra, isto é o que importa, porque a vida terrena, já tem um desígnio, um projeto determinado por Deus. E a você que diz: - Parece que minha mente não alcança (para este serviço, esta matéria, este estudo), não tenho capacidade. O Senhor te diz: - O mais importante é que o teu nome está escrito no Livro da Vida, que há uma obra de salvação para tua alma.
O Senhor vai cumprir, no demais, o desejo do teu coração.
Não pisa, não despreze esta Palavra.
Busca o Senhor (todos os dias) na tua vida. Que o Senhor acresce (acrescenta) vida, caridade e amor fraternal! E Ele estará confirmando (a cada dia) a tua salvação!
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

11.  Ó Senhor glorioso, Deus da perfeição
65.  O Senhor Jesus passava...
55.  A Ti me apresento
88.  Sinto gozo em falar do Salvador
211.  O sino do Evangelho
99.  Novos céus nós aguardamos
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: presidido e Palavra exortada, por irmão ancião visitante do Canindé O.C.. Testemunhos / saudações: Barueri (SP), Santos (Ponta da Praia) (SP), São Paulo (Brás, Jardim das Rosas, Zona Leste) (SP), e Teresina (Parque Piauí) (PI). Regiões: Interior (SP). Estados: Piauí, e São Paulo.

Nota: Página originalmente publicada em 2011. São Paulo, 16 de maio de 2011.

Home | P90737 | P90738 | P90739

Home | P90737-A

Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 20/05/11

Este sítio está no ar desde 15/05/01