A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Conselho da Palavra DCCIII

Brás, São Paulo, 18 de Julho de 2010.

Josué 24
(Todos versículos)

 

          Josué traz à memória do povo tudo o que Deus tinha feito por ele

1 DEPOIS ajuntou Josué todas as tribos de Israel em Siquém: e chamou os anciãos de Israel, e os seus cabeças, e os seus juízes, e os seus oficiais; e eles se apresentaram diante de Deus.
2 Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dalém do rio antigamente habitaram vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Nacor; e serviram a outros deuses.
3 Eu porém tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua semente e dei-lhe a Isaque.
4 E a Isaque dei Jacó e Esaú; e a Esaú dei a montanha de Seir, para a possuir: porém, Jacó e seus filhos desceram para o Egito.
5 Então enviei Moisés e Aarão e feri ao Egito, como o fiz no meio deles; e depois vos tirei de lá.
6 E, tirando eu a vossos pais do Egito, viestes ao mar: e os egípcios perseguiram a vossos pais com carros e com cavaleiros, até ao Mar Vermelho.
7 E clamaram ao Senhor, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias.
8 Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam dalém do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os dei na vossa mão, e possuístes a sua terra, e os destruí  diante de vós.
9 Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas e pelejou contra Israel: e enviou e chamou a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
10 Porém eu não quis ouvir a Balaão: pelo que, abençoando-vos ele, vos abençoou, e livrei-vos da sua mão.
11 E, passando vós o Jordão, e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorreus, e os fereseus e os cananeus, e os heteus, e os girgaseus, e os heveus, e os jebuseus; porém os dei na vossa mão.
12 E enviei vespões diante de vós, que os expeliram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus: não com a tua espada nem com o teu arco.
13 E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas; e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.

          Josué faz, de novo, concerto com o povo

14 Agora pois temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade: e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais: porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
16 Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
17 Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18 E o Senhor expeliu de diante de nós a todas essas gentes, até ao amorreu, morador da terra: também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus.
19 Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
20 Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos fazer bem.
21 Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.
22 E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que vós escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
23 Deitai pois agora fora aos deuses estranhos que há no meio de vós: e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel.
24 E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.
25 Assim fez Josué concerto naquele dia com o povo, e lho pôs por estatuto e direito em Siquém.

          A pedra do testemunho

26 E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus: e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
27 E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho; pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor nos tem dito: e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus.
28 Então Josué despediu o povo, cada um para a sua herdade.

          A morte de Josué e de Eleazar

29 E depois destas cousas sucedeu que Josué, filho de Num, o servo do Senhor, faleceu, sendo da idade de cento e dez anos.
30 E sepultaram-no no termo da sua herdade, em Timnate-Sera, que está no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
31 Serviu pois Israel ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda viveram muito depois de Josué, e sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel.
32 Também enterraram em Siquém os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem peças de prata: porquanto foram em herança para os filhos de José.
33 Faleceu também Eleazar, filho de Aarão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim.
 

Queridos irmãos, Josué servo de Deus. Deus o levantou para dar continuidade aquilo que Deus tinha feito por meio de Moisés.
Neste capítulo, que acabamos de ler, Josué traz à memória do povo tudo o que Deus tinha feito ao povo. Santo é o Senhor!
“3 Eu porém tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua semente e dei-lhe a Isaque.”
Terra (de Canaã) que ele, Abraão, não conhecia.
Abraão, Isaque, Jacó, foram separados por Deus para uma obra.
Então Josué, trazia à memória do povo todos os acontecimentos. Santo é o Senhor.
Promessas que Deus fez a Abraão e sua prosperidade da herança, ou seja a continuidade da obra para a sua posteridade, para aqueles que viriam depois.
A continuidade da obra de Deus ninguém pode interromper. Santo é o Senhor!
Obra que começou naquele tempo, no tempo de Abraão, Isaque e Jacó.
Abraão desceu ao Egito, lá aconteceu muitas coisas, o povo de Israel cresceu, e a força do rei do Egito quis sucumbir o povo de Deus. Porém, queridos irmãos, o poder de Deus foi (é) maior. E o Senhor diz: - Aonde estiver este povo, a continuidade do Filho de Deus continuará e estará com ele.
Uma continuidade da Minha bênção na tua vida!
E toda vez que tiver que lutar, aí Eu te abençôo. Sempre terás um sinal de Deus na tua vida.
Josué trazia à memória do povo, todos estes feitos. Fazia lembrar e acordar o povo a respeito das coisas de Deus. E se lembravam de quem era Deus no meio deles, estavam adormecidos, e Josué os chamava a atenção.
- Deus está despertando aqui este povo a respeito do que Ele fez. O que fez tudo em tua vida (nossas vidas).
Obras de Deus valorizadas, lembradas (ou seja darmos o devido valor e atenção as coisas que Deus fez (e tem feito) por nós).
As obras de Deus não envelhecem. O que Eu fiz no passado, Eu faço no presente também.
Para muitos as obras do passado não tem mais valor.
Abraão, Isaque, Jacó e os Apóstolos, fizeram tanto para a obra de Deus, mas o mundo não dá mais importância.
Mas quem dá o devido valor tem a firmeza na salvação e na vida eterna, grande parte da Terra (da humanidade) não busca a salvação.
Muitos agora estão adormecidos, ou buscam a Deus por causa das coisas terrenas, por causa do vil metal.
Josué relatava tudo o que o Senhor tinha feito para o Seu povo.
Se tu reconheces este valor, é sinal que tu tens fé no teu Deus. E tu ainda não conheceste o poder de Deus. Glória ao Nome Santo do Senhor!
A continuidade foi (está) seguindo o seu rumo e chegou até os dias de hoje.
“6 E, tirando eu a vossos pais do Egito, viestes ao mar: e os egípcios perseguiram a vossos pais com carros e com cavaleiros, até ao Mar Vermelho.”
Josué dizia, vocês esqueceram disto, quando chegaram ao Mar Vermelho?
“7 E clamaram ao Senhor, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias.”
Aquele povo clamou a Deus, e o Senhor veio ao seu encontro, e os salvou.
Se este povo que está aqui é o mesmo, o Senhor colocará escuridão diante do teu adversário. Você dirá: - Preciso crer naquela obra.
Você está servindo o Deus que faz milagres!
Bem-aventurada é a Igreja que lembra dos milagres que Deus fez (faz) para com o Seu povo – Israel!
- Eu vou clamar, pois eu sou o mesmo povo e Tu és o mesmo Deus!
O Senhor vai separar a tua vida espiritual, a tua vida material do teu inimigo.
“7 E clamaram ao Senhor, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias.”
Por que estamos aqui sentados? Assentados em lugares celestiais.
Porque Deus ajudou a chegarmos até aqui!
Deus te livrou daquele que seguia (perseguia) a tua alma! Mas aqui ele não entra.
Tu entraste na Casa de Deus. Entraste para vencer o teu inimigo!
“8 Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam dalém do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os dei na vossa mão, e possuístes a sua terra, e os destruí  diante de vós.”
Aonde eles entravam era uma luta, uma guerra e uma batalha.
Irmãos, já atravessamos o Mar Vermelho! Fique bem atento (a). Não porque passamos o Mar Vermelho (obedecemos o mandamento do batismo) que estamos invulneráveis. Cada época que passa (passamos) há novos inimigos, aparecem novos inimigos, novas lutas. Mas com Cristo no coração é a nossa defesa, a nossa arma e nossa resistência.
Os inimigos não terminaram, só porque nos batizamos.
Mas como foi no passado para o povo de Israel (vencedores em todas as lutas), os inimigos vão ser exterminados por Deus também!
Por ventura aqui não está o Israel de Deus?!
Quando estavam na terra dos amorreus, o rei (deles) contratou alguém para almodiçoar o povo. Balaão, falso profeta, para que obra de Deus não fosse para frente.
Contra uma maldição, tem o remédio a Minha bênção!
A obra é abençoada e sempre será abençoada. Irmão (ã) tua casa é abençoada por Deus.
Não cairá maldição nenhuma sobre ti, ou sobre tua família!
Balaão foi chamado, mas não adiantou, pois Deus livrou o povo da mão da maldição. Glória ao Nome Santo do Senhor!
Que a bênção de Deus caia neste povo de Deus!
A maldição, nesta noite irmão, é banida. A maldição que vinha para a tua casa, para a tua vida material e para tua vida espiritual termina (neste instante) pela virtude desta Palavra.
Como o inimigo não pode te alcançar, então ele vem com enfermidade no corpo, morte no corpo. Se alguém veio com ela (a enfermidade no corpo, morte no corpo) sairá sem ela em Nome do Senhor Jesus!
Volte para a tua casa, dobre o teu joelho e na oração diga a Tua benção me livrou da maldição, vou dormir em paz! Porque a tua bênção está em minha vida!
“12 E enviei vespões diante de vós, que os expeliram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus: não com a tua espada nem com o teu arco.”
O Senhor mandou vespões, dependendo das picadas e da quantidade, vespões pode causar ferimentos e até a morte. Até as vespas estão nas mãos de Deus!
E espiritualmente falando, o(s) espírito(s) que está(ão) te atormentando vai (vão) destruído(s)!
“13 E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas; e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.”
É uma bem-aventurança usufruir algo que não trabalhamos, algo que não nos sacrificamos. Quando alguém desfruta alguma coisa que ele próprio não trabalhou para conseguir essa “coisa”... estou desfrutando, não trabalhei, é uma herança.
Um exemplo na vida material, pais e avós me deixaram esta herança, este bem, esta casa, alguém trabalhou muito (no passado e você está desfrutando hoje).
Espiritualmente falando é a mesma coisa, estamos desfrutando o sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo. Foi Ele que foi vituperado e estarrecido, foi Ele que morreu por nossos pecados, para podermos estarmos aqui de pé, hoje.
Alguém de nós trabalhou para esta obra? Não, ninguém, só Jesus. Estamos aqui por causa da misericórdia do Senhor! Estamos aqui por causa do amor, da plenitude da misericórdia e por causa da caridade de Deus!!!
As cidades fortes que o homem constrói, com abrigos subterrâneos, contra uma bomba atômica, por exemplo, faz isto para se proteger de um eventual ataque.
Espiritualmente falando, o Senhor também deu para nós cidades fortes, onde Sua obra floresce. Ninguém tem cidade forte como este povo, que está aqui!
A tua alma não perecerá!
Quantos lugares sagrados temos nesta cidade de São Paulo, quantas igrejas temos, e no interior do Estado a mesma coisa, nos outros Estados, em outros países, quantas cidades espirituais com a Luz de Deus, e nós podemos usufruir.
Alguém trabalhou para isto acontecer, se a obra de Deus está este tamanho e porque o Senhor trabalhou muito por ela!
Igreja, houve o trabalho de um Justo, nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador.
Usufruímos das cidades edificadas por Deus, espiritualmente falando.
Glória ao Nome Santo do Senhor!
O que está (estava) acontecendo Josué trazia à memória.
“13 (...) e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.”
Vinhas e olivais. O que significa? Que tu comes da Palavra de Deus todas as noites, e não plantastes nada. Todos as noites temos o “vinho” e o “azeite” de Sua Palavra!
Alimenta-te, come da Palavra de Deus, pois tu irá enfrentar o Diabo, que quer rondar a tua casa. Mas pelo poder desta Palavra, ele já perdedor, já está derrotado, lhe diz o Senhor!
Esta foi a revelação desta Palavra.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:
Hino do Silêncio: 41. Sião celestial

147.  Sou a Videira
293.  Irmãos, amemos o Senhor
380.

 Vinde a Mim!

164.  Senhor, a Tua Esposa
10.  Jesus habita em meu coração
74.  Deus te espera, ó pródigo
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido e Palavra exortada irmão ancião G.O. Testemunhos/saudações: Barueri (Jardim Silveira) (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Guaiçara (SP), Londrina (PR), Osasco (Km 18) (SP), São Paulo (Brás, Vila Matilde) (SP), Taboão da Serra (SP), e Washington (DC). Regiões: Interior de SP. Estados: Distrito de Colúmbia (USA), Mato Grosso (BR), Mato Grosso do Sul (BR), Paraná (BR), São Paulo (BR). Países: Estados Unidos.

Home | P90702 | P90703 | P90704

Home | P90703-A

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 19/07/10

Este sítio está no ar desde 15/05/01