A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Voltar | Home | Acima  

Conselho da Palavra DCLXXIII

Brás, São Paulo, 27 de Setembro de 2009.

I Reis 12
(Versículos 1 ao 25)

 

          Roboão causa separação entre as tribos
 

1  E FOI Roboão para Siquém; porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.
2  E sucedeu pois que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão, e habitava Jeroboão no Egito),
3  Enviaram, e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram, e falaram a Roboão, dizendo:
4  Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5  E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia, e então voltai a mim. E o povo se foi.
6  E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7  E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8  Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado, e teve conselho com os mancebos que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.
9  E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
10  E os mancebos que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
11  Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo: meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
12  Veio pois Jeroboão e todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei havia falado, dizendo: Voltai a mim ao terceiro dia.
13  E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.
14  E lhe falou conforme ao conselho dos mancebos, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
15  O rei pois não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a sua palavra que o Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.

          Dez tribos seguem Jeroboão

16  Vendo pois todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? E não há para nós herança no filho de Jessé. As tuas tendas, ó Israel! Provê agora à tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
17  No tocante porém aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.
18  Então o rei Roboão enviou a Adorão, que estava sobre os tributos; e todo o Israel o apedrejou com pedras, e ele morreu: mas o rei Roboão se animou a subir ao seu carro para fugir para Jerusalém.
19  Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia de hoje.
20  E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel: e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá.
21  Vindo pois Roboão a Jerusalém, ajuntou toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, cento e oitenta mil escolhidos, destros para a guerra, para pelejar contra a casa de Israel, para restituir o reino a Roboão, filho de Salomão.
22  Porém veio a palavra de Deus a Semaías, homem de Deus, dizendo:
23  Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a toda a casa de Judá, e a Benjamim, e ao restante do povo, dizendo:
24  Assim diz o Senhor: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo a palavra do Senhor.
25  E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel.

(...)

O filho do rei Salomão, não seguiu o mesmo cuidado de seu pai. Não era ganância, mandar, ou ordenar, faltava-lhe sabedoria. Por sua vez, quando Salomão assumiu o posto, pediu ao Senhor sabedoria para poder entrar e sair diante do povo de Deus. (I Reis 3.7-12).
No início de seu reinado, Salomão julgou com grande sabedoria, a causa das duas mulheres e um filho. Tratou com grande sabedoria a questão e descobriu quem era a verdadeira mãe da criança. (I Reis 3.16-28). E todo o povo viu nele que havia sabedoria de Deus.
Salomão teve sabedoria não só para o primeiro julgamento, mas sabedoria para sua própria existência.
Em muitas situações / ocasiões, onde temos o homem/marido, a mulher/esposa, com um, dois, três, quatro, cinco filhos ou mais, não importa, o que temos é que cada filho possui uma forma diferente de se expressar e de agir. Por causa, disso, o marido (pai) e a esposa (mãe) têm que agir de todas as formas, para tratar com cada diferença, com cada característica de cada filho, e sobre suas cabeças terem a Luz de Deus, para poderem guiar e aconselhar seus filhos. Os filhos precisam ver em ti, que és um servo / uma serva de Deus. E que os conselhos que você dá é o conselho da glória de Deus.
Não adianta ter anel de formatura, todo preparado para vida no mundo, mas não estar em sintonia com a Palavra do Senhor, qualquer atitude não pensada (não aderente à Palavra) pode desvirtuar toda a casa, e todos podem perecer.
A mulher (a esposa) também tem que ser virtuosa.
Temos na passagem de
“Nabal recusa-se dar víveres aos servos de Davi”, e isto causa sua revolta contra ele. - Davi mandou seu servo pedir para conversar com ele, e ele respondeu e disse: - Quem é Davi? Não reconhecia sua autoridade, mas, por sorte, esse homem tinha uma mulher virtuosa – Abigail apazigua Davi”, com sua humildade aplacou aquele que tinha a “tempestade” e a “tormenta” nas mãos. (I Samuel 25.9-32).
Há casas com furações, tormentas e tempestades abalando as estruturas. O Senhor está aqui para te acompanhar e vai realizar um movimento diferente.
O Senhor diz: - Eu vou começar alguma coisa para se movimentar na tua casa.
O homem / pai (tem que dar o exemplo) orando e buscando a Palavra por causa das dificuldades. A mulher / mãe: primeiro vamos orar a Deus, primeiro aqui em casa, depois vamos à congregação, buscar a Palavra a esse respeito (ouvir o que o Senhor tem a dizer).
Roboão, este que está aqui não tomou meias medidas, foram chamar Jeroboão no Egito – daqui a três dias vamos conversar. Eles foram... Nesse intervalo de tempo, foi conversar com os anciãos, foi buscar coisas (fatos) que poderiam ser evitadas(os), corrigidas (os), ações com um pouco mais de Luz naquele assunto!
(Eis o conselho): - Por isto, antes de finalizar (qualquer) o assunto vamos buscar o conselho de Deus.
Roboão fez isto:
“7  E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.”
Vejam que conselho bonito, mas ele também foi conversar com aqueles moços, que cresceram com ele (companheiros da infância e juventude), e na visão desses “amigos”, pensaram em si próprios, pediram para ele “dar um jeitinho” para nós.
E aí temos uma situação contrária: acabou por dividir o povo que o Senhor queria unir.
A loucura de um homem faz desprezar o conselho daquele que sabe (daquele que tem sabedoria, daquele que está com Deus).
Bendito é o Senhor!
Os jovens e moços (as jovens e moças) daqui têm que obedecer ao pai e a mãe, e tem também muitos casais novos, que têm que ter unidade de espírito. Você que quer tomar uma decisão de sua cabeça... – O Senhor não quer espalhar, mas unir!
O apóstolo ensinava para que o povo de Deus fosse um só unidade, um só corpo, e que seja uma só unidade de pensamento. Em Aos Efésios 4.4 temos:
“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.”
E na mesma linha temos em Aos Romanos 12.5, e em I Aos Coríntios 10.17 e 12.12.
O Senhor não nos orienta diferente, irmãos. Às vezes as formas estão diferentes, mas o sentimento, o sentido é de unidade, não é de desunião, não é de separação.
Seja acrescentada a cada um de nós a sã doutrina!
O Senhor vai acrescentando, na medida da necessidade, a sã doutrina.
Num casal, um fala: - Vou defender só meu filho, e outra parte fala: - Vou defender só minha filha. Não é assim! Defendamos a doutrina! (não é para tomar partido deste ou daquela, mas olharmos o que a sã doutrina nos diz, nos responde).
Que não haja desentendimentos. Roboão foi no lugar certo, foi conversar com os anciãos. O Senhor deu a resposta certa. Acontece que ele não ouviu.
O Senhor fala: - Faça dessa forma. E quando você passa desta porta (para fora), você faz diferente. (Depois, acontece tudo errado, aí vem você pedir para o Senhor consertar!?).
Creia e obedeça a Palavra, humilha-te para que sejas exaltado.
Em São Mateus 23.12, temos:
“E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” E São Lucas 14.11, temos: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
Por analogia, o carro tem quatro ou cinco marchas para frente e tem uma marcha ré. – De vez em quando temos que dar marcha ré, para voltarmos e depois seguir nosso caminho... - Volta para trás, volte um pouquinho (de sua posição, de sua atitude). Que daqui a um mês ou dois meses, você vai se lembrar desta Palavra e irá dizer: - Ainda bem que o Senhor me aconselhou!
O conselho da tua boca vai unir, vai salvar!
A providência está diante das mãos do Senhor. Confia Nele que Ele tudo fará!
Entrega tudo aqui e vai para a tua casa em paz. Mas, não vá contra o conselho do Rei, não fique contra o conselho do Senhor!
O saudoso e querido irmão Miguel falava, sobre as obras de Deus, precisava o dia e hora que haviam acontecido, memorizava o passado. Outro, irmão atua no presente, conta-nos o que está acontecendo ao nosso redor. Mas o amanhã, os próximos trinta dias? Só O que está no meio de nós (agora), pode dizer o irá acontecer. Só Ele pode mudar as leis, mandar a chuva, enviar o Sol, Ele movimenta tudo, é o Senhor dos céus e da Terra.
Vá pelo conselho da Palavra, fique em paz!
Espera que o Senhor vai aparecer!
Espera que o Senhor vai aparecer!
Espera que o Senhor vai aparecer!
Fique na Palavra, porque se ficar Nela, poderá dizer: - As minhas mãos estão limpas, eu não provoquei isto.
Na região do interior (do Estado de São Paulo), onde faço a minha comum congregação, certa vez, estávamos construindo um nova igreja, e havia uma árvore, muito antiga, que ficava exatamente na divisa do terreno da igreja e do terreno vizinho. Era necessário, então, fazer um muro para a congregação, e dissemos ao vizinho, cuidamos da árvore e fazemos o muro, não concordou, então foi dito, deixamos a árvore do seu lado, e fazemos o muro acompanhando-a dentro do nosso terreno, também não concordou. Ficou aquele impasse, que precisava ser resolvido. A irmandade envolvida na construção foi orar a Deus, para pedir um conselho, e o que deveriam fazer, e oraram por vários dias, e disseram: - Vamos esperar, daqui a pouco (daqui um certo tempo) voltamos a conversar com o vizinho, que também havia envolvido as autoridades daquela cidade, por causa da proteção ambiental. A irmandade orando. Passou um pouco de tempo, (o Senhor mandou) veio uma chuva forte, com muitos raios, e um deles caiu sobre a árvore, e a jogou para fora (longe) do terreno. Após o acontecido, o vizinho disse-nos: - Já que a árvore caiu, pode fazer o muro conforme vocês falaram.
- Entrega para o Senhor a tua causa (a tua necessidade, a tua enfermidade, a tua angústia, a tua preocupação).
Ele vai resolver esta causa! E dará na tua mão, mas não foge (fuja) do conselho da Palavra.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

322.  Santo! Santo! Santo!
381.  Forte Rocha
323.  Clama a Jesus
155.  Irmãos amados, sempre avante!
196.  Louvemos ao nosso Senhor
345.  Com fé espera no Senhor
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão G.O. e Palavra exortada pelo irmão ancião de Garça (SP). Testemunhos/Saudações: Cafelândia (SP), Garça (SP), São Bernardo do Campo (SP), Uberlândia (MG). Estados: Minas Gerais e São Paulo. Países: Brasil, Costa do Marfim, França, Moçambique, Portugal, Tanzânia e Uganda. Continente: África. Organismos: ONU. A obra de Deus já encontra-se instalada em 18 (dezoito) países do continente africano.

Home | P90672 | P90673

Home

Voltar | Home | Acima  

Esta página foi atualizada em 29/09/09

Este sítio está no ar desde 15/05/01