A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

Home | Acima | Avançar  

Conselho da Palavra DCXL

Brás, São Paulo, 7 de setembro de 2008.

II Aos Coríntios 1
(Versículos 1 ao 11)

          Prefácio e saudação

1  PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.
2  Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

          Ação de graças de Paulo pelas consolações que Deus lhe concedeu

3  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4  Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.
5  Porque, como as aflições de Cristo abundam em nós, assim também a nossa consolação abunda por meio de Cristo.
6  Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
7  E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.
8  Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.
9  Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
10  O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda.
11  Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.

(...)

Então neste ponto da Escritura o apóstolo Paulo manifestava com ação de graças a Deus, com ação de graças, da parte dele, dadas a Deus, pelas consolações que Deus lhe concedeu. Manifestava: “3  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;”
Manifestava a Deus como o Pai das suas misericórdias, e quer dizer que precisa ter aflição para ser consolado, e Deus consolará!
Pois, quem passou por uma grande tribulação e foi ajudado por Deus, pode consolar também. Um irmão e uma irmã que receberam a consolação de Deus, dizem em testemunho e outros que ouvem, e que ainda se encontram em aflição, pelo exemplo, pelo testemunho do seu irmão / de sua irmã têm renovadas as esperanças de aguardar, também, a consolação de Deus.
“4  Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. 5  Porque, como as aflições de Cristo abundam em nós, assim também a nossa consolação abunda por meio de Cristo.”
Vemos aqui muita abundância de consolação.
Paulo teve muitas calúnias, foi apedrejado, foi prisioneiro, foi para o abismo, como temos oportunidades de ler em suas epístolas, tudo por causa do evangelho da graça e de seu papel de evangelizador.
“5  Porque, como as aflições de Cristo abundam em nós, assim também a nossa consolação abunda por meio de Cristo.”
Aquele que sofre, Deus o consolará, aquele que sofre por causa da retidão em Cristo, da verdade de Cristo que está sobre ele (a verdade de Cristo que está em nós); Deus não é injusto. Ele mesmo mandará a consolação.
Deus não nos provará, não nos experimentará acima do que podemos suportar, e mormente a ele (apóstolo Paulo), que sofreu grande tribulação na Ásia.
“8  Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.”
Paulo e também os demais apóstolos, foram invejados, afligidos, tentados por serem apóstolos de Deus.
Vejam que a situação que chega o homem, por causa da verdade de Deus, de se desesperar da vida.
Este desespero tomou Elias, em outro ponto da Escritura, por causa da verdade de Deus. Elias foi perseguido por uma rainha, que era ímpia, ela queria matá-lo. Elias no seu ânimo pediu a morte; dormia abaixo de um zimbro (uma árvore), e o Senhor mandou a consolação, um anjo apareceu e deu-lhe água e pão, dizendo-lhe: - Come e beba, porque é longo o caminho, ainda.
Em I Reis 19.4-8 temos esse ponto da Palavra, vivenciado por Elias:
“4  E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e se assentou debaixo de um zimbro: e pediu em seu ânimo a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 5  E deitou-se, e dormiu debaixo dum zimbro: e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. 6  E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água: e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. 7  E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. 8  Levantou-se pois, e comeu e bebeu: e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.”
Mas fiel é Deus que não vai deixar que suportar acima do que podemos com a tentação, deixará uma porta de escape também.
”9  Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;”
Quer dizer: - Seja o que Deus quiser. Ainda que morramos, Ele pode nos ressuscitar Se quiser. Aquilo que te parece perdido, para Deus não será.
”10  O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda.”
Queriam matá-lo, chamaram-no até de peste.
Isto aconteceu com os apóstolos, com os santos e com os profetas, foram mortos por causa da verdade de Deus.
Mas para você que está caminhando na verdade e justiça, na pureza e inocência de seu coração, o Senhor dá uma porta de escape, uma porta aberta, e por esta porta você vai escapar. A porta que você vai escapar está nas mãos do Senhor! Deus abrirá.
O salmista disse: - a minha alma escapou do laço do passarinheiro. No Salmo 124.7-8 temos:
“7  A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. 8  O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.”
Com Deus está uma saída que eles (os inimigos) não estão enxergando.
”10  O qual nos livrou de tão grande morte, e livrará; em quem esperamos que também nos livrará ainda.”
Com a força de Deus você se levantará do teu abatimento. O Senhor já nos livrou das aflições passadas e vai nos libertar também das futuras.
Nos ajudemos, uns aos outros, clamando a Deus. Paulo, na oração do coríntios, julgava ter as misericórdias de Deus, tinha a mercê de Deus.
Quando você se ajoelha por algum inocente, você faz a mercê agora, e receberá mercê / misericórdia no futuro.
”11  Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.”
Muitas pessoas da igreja oravam, quer dizer que quanto você ouvir as respostas de suas orações amanhã, significa que Deus ouve a oração da igreja.
A oração, por Deus, fecha a porta da aflição.
A oração faz a mercê. Não é só alimento e vestido que temos que dar ao necessitado, caridade se faz amando e orando pelos irmãos.
Esta é a mercê que Deus espera que cada servo faça para aqueles que necessitam.
Muito pode a oração dos justos e os seus efeitos. Quanto mais de um justo, imaginem, então de vários justos reunidos em oração. Santo é o Senhor!
Ora por aqueles que necessitam, que você vai ver o livramento de Deus.
No Salmo 12.5 temos:
“Por causa da opressão dos pobres, e do gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.”
O Senhor vai se levantar contra aqueles que assopram contra ti.
O Senhor não advogará para uma causa injusta, mas se for justa estará do teu lado advogando onde você não pode advogar, onde não pode interferir.
Em Aos Hebreus 12.12-14 temos:
“12  Portanto tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, 13  E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado. 14  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”
Levantai as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, não peça a morte.
Ainda não é tempo do trigo ser ceifado, é tempo de ficar na terra ainda.
Paulo, em outro ponto da Palavra, dizia ao Senhor, em ambas as maneiras estou em ganho em Aos Filipenses 1.15-18 temos:
“15  Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; 16  Uns por amor, sabendo que fui posto para a defesa do evangelho. 17  Mas outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. 18  Mas que importa? contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. 19  Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo. 20  Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. 21  Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”
Glória ao Nome do Senhor!
A Palavra do Senhor está consolando... o Deus das consolações mandou esta Palavra.
O maligno já teria nos engolido, as águas já teriam nos feito submergir se não fosse a consolação que recebemos de Deus.
Glória ao Nome do Senhor!
Prepara-te para uma consolação surpreendente acerca de tua vida. Deus mandará Seu consolo.
Deus seja louvado. Amém.
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

65.  O Senhor Jesus passava...
241.  Soldados valorosos nós somos
374.  Oremos sem cessar
164.  Senhor, a Tua Esposa
251.  Quem sustenta a nossa vida
236.  A Caridade
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido pelo irmão G.O. e Palavra exortada pelo irmão J.C.. Testemunhos/Saudações: Campo Grande (MS), Carapicuíba (SP), Caravelas (BA), Colombo (PR), Curitiba (PR), Goiânia (GO), e João Pessoa (PB). Estados: Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, e Paraná. País: Brasil.

Home | P90640 | P90641

Home | P90640-A

Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 10/09/08

Este sítio está no ar desde 15/05/01