A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

 

Passo de Palavra DLXXIX.

Brás, São Paulo, 5 de novembro de 2006.

São João 4
(Versículos 1 ao 30)

 

           A mulher de Samaria

1 E QUANDO o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
2 (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
3 Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
4 E era-lhe necessário passar por Samaria.
5 Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
6 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
7 Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8 Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.

           A ceifa e os ceifeiros

31 E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.
32 Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
36 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
40 Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
41 E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
42 E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.

          Cura do filho dum régulo

43 E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia.
44 Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria.
45 Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.
46 Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.
47 Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
49 Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50 Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.
51 E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
52 Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.
53 Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.
54 Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia.
 

O Senhor Jesus nasceu de maneira diferente, foi concebido pelo Espírito Santo no ventre de uma virgem. Diferentemente de todos nós, que nascemos do "pecado". O pecado quer dizer que todos nascemos da semente do homem concebida na mulher. O Senhor Jesus é o Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. Veio reconciliar o homem com Deus.
Com a saída de Adão e Eva do paraíso, tiveram a missão de se multiplicar na terra. E as gerações foram sucedendo uma após a outra. Até que veio a Lei, onde havia a instrução de não realizar casamentos consangüíneos. (Levítico 18.1-24).
Deus é misericórdia, Deus é amor. Nosso Senhor Jesus desde que veio a terra tem feito muitos milagres, desde o passado, enquanto estava presente fisicamente, como nos dias de hoje, presente em Espírito. Tem feito prodígios, curou enfermos, ressuscitou mortos. Quantas e quantas maravilhas não temos ouvido, presenciado e até mesmo vivido pela grande misericórdia de nosso Senhor Jesus. Onde Ele estiver haverá libertação, haverá misericórdia.
E hoje não podia ser diferente, Ele está no meio de nós, não como antigamente, mas está em Espírito neste dia de batismo; estamos celebrando uma festa de batismo, uma festa de salvação, uma festa de redenção.
A mesma água que Jesus falou para a mulher samaritana, está aqui no meio de nós, a água viva. Está espiritualmente falando, não podemos abraçá-Lo, não o apalpamos, como seus discípulos podiam fazer, pois viveram juntos na mesma época, mas nós temos Sua presença!
Este povo que está aqui quando ora, em sua oração entra em Seu santuário. No santuário da misericórdia de nosso Senhor Jesus.
Como Verdadeiro homem, sentia fome, sede e cansaço, como todos nós, por isto pediu água para a mulher samaritana. E a mulher ao conversar com Ele percebeu o quão Santo era, e ouviu sobre a água viva, a vida eterna.
Muitos que estão aqui, também estão com fome, estão com sede da Palavra. Muitos que congregam, uns há mais tempo outros a menos tempo, ainda não tem a Palavra. Não tem o dom de crer em Jesus Cristo, não crêem porque não têm humildade no coração. Por esta Palavra o Senhor derrama o dom da humildade nesta manhã a todos os presentes, pois com o dom da humildade haverá o dom de crer em Cristo Jesus, como o Verdadeiro Salvador de nossas almas.
No batismo da última terça-feira, aqui no Brás, tivemos a exortação da Palavra, da passagem de Nicodemos, que não compreendia que significava renascer. (São João 3.1-8). A água é a Palavra. Jesus Cristo instruiu a mulher samaritana: - Vai buscar teu marido. E ela disse-lhe que não tinha marido, e não tinha mesmo, não era casada com o homem com quem vivia. Deus conhece a vida de cada um de nós que estamos aqui.
Não há necessidade de se expor aqui. Não declare nada a ninguém, mas o Senhor sabe como estamos e como somos. Aquela mulher tinha uma vida de pecado e abominação, mas teve a oportunidade de encontrar-se com Jesus, e sua vida se transformou. Eu não compreendo nada. Mas estamos aqui para aprender de Sua Palavra.
Senhor diz: - Eu amo a tua alma. Te conheço desde o ventre de tua mãe. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (São João 14.6).
Muitos correm a Casa de Deus, e fazem certo, o Senhor fala conosco pela Palavra. Ele nos prepara para a vida eterna. Nos ajuda. Porém, vida eterna só em Jesus Cristo.
A água que está aqui é um símbolo. Se você está com problemas, necessidades, não precisa correr para lugar nenhum, porque Deus está em sua vida.
Este povo que está aqui, pede e o Senhor ouve. O Senhor atende. Qualquer lugar, onde quer que estejamos, muitas vezes não podemos ajoelhar, estar aqui na Casa de Deus. Em qualquer lugar, no hospital enfermo, no leito de um quarto, na rua, no metrô, no trânsito, no carro, no avião, à pé, no ônibus, na cidade, no campo, Ele ouve a nossa oração!!
O Senhor dá o dom da humildade, para que tenhamos o dom de crer.
O Senhor diz: - Nunca mais você a necessidade para correr para lado nenhum.
Adão pecou por ambição. Nascemos do pecado porque Adão ao desrespeitar o único mandamento que Deus havia lhe dado, que era não comer o fruto da árvore do bem e do mal, da árvore do conhecimento. Descumpriu o mandamento por ambição. E por causa da ambição, todos os homens passaram a nascer do "pecado". A ordem de Deus também foi sobre povoarmos a terra. (Gênesis 3.1-6).
E com este pecado do homem, passamos do paraíso para a terra, da vida para a morte. Mas Jesus veio à terra com um novo conserto para o homem. Como sabemos além de estarmos aqui por nossa vontade, foi também nosso Deus que nos trouxe aqui. Aqueles que vieram aqui, o Senhor: - Eu os trouxe até aqui!. Jesus Cristo no terceiro dia ressuscitou triunfante, e venceu a morte. É isto que viemos fazer aqui, aprender a vencer a morte.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (São Marcos 16.16).
Precisa crer, e for batizado renasce para novidade divina. Se você diz: - Eu creio que Jesus Cristo é o filho de Deus, falta agora o ato do batismo.
Até nosso Senhor Jesus se batizou. "13 Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? 15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu." (São Mateus 3.13-15). O batismo é um Justiça de Deus.
O batismo limpa-nos da vida antiga, no qual vivemos até hoje. O Senhor diz: - Meu fardo é leve, e o julgo é suave. (São Mateus 11.30).
O Senhor diz a todos: - Eu estarei com você em todos os dias de tua vida!
Está é a Palavra.
Deus seja louvado! Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos: 

148.  Pecador, os teus pecados...
195.  Anunciai o santo Evangelho

 

 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: Culto presidido, serviço de batismo e Palavra exortada por irmão visitante. No transcorrer do batismo o irmão E.C. ficou na presidência. Testemunhos/ Saudações: por conta do serviço de batismo, não foram transmitidas saudações e não tivemos testemunhos nesta manhã de culto. Os três primeiros hinos e os demais no transcorrer do batismo não foram registrados. Após a Palavra foi lido o parágrafo 9 dos Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos Santos. 9. Nós cremos na necessidade de nos abster das cousas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação conforme mostrou o Espírito Santo na assembléia de Jerusalém. (Atos 15.28,29; 16.4; 21.25). O batismo é a festa da salvação, festa da redenção, festa de batismo.

Home | P90579 | P90580 | P90581

Home

Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 05/11/06

Este sítio está no ar desde 15/05/01

© 2001-2006 Geografia na Internet: http://geografia.geral.sites.uol.com.br