A Meu Respeito - Interesses - FavoritosGaleria de Fotografias -ComentáriosHome
Interesses Postulados
 

Postulado 9

 

Passo de Palavra DXXXVI.

Brás, São Paulo, 16 de outubro de 2005.

São João 1
(versículos 35 ao 51)

 

         O verbo se fez carne

1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. 8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. 9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. 10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

           O testemunho de João Batista

15 João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. 16 E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. 17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18 Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. 19 E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? 20 E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. 21 E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. 22 Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? 23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. 24 E os que tinham sido enviados eram dos fariseus. 25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 26 João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio devós está um a quem vós não conheceis. 27 Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. 28 Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. 31 E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. 32 E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. 33 E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 34 E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.

           Os primeiros apóstolos de Jesus

35 No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; 36 E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. 37 E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras? 39 Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. 40 Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. 41 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). 42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). 43 No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. 44 E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 45 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46 Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. 47 Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. 48 Disse-lhe Natanael: Donde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu estando tu debaixo da figueira. 49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei d' Israel. 50 Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? coisas maiores do que estas verás. 51 E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do homem.

Israel estava esperando o Messias, há alguns séculos e procurava identificar alguns sinais para ter a certeza Daquele que procuravam.
Temos na expressão estão de André (irmão de Simão Pedro): - Achamos o Messias (que traduzido, é o Cristo).
Isto denota-se que estavam a procura, por isto O acharam. Semelhantemente aconteceu conosco, quer seja pela revelação, ou pelo encontro repentino ou pela busca do Senhor, O achamos em algum momento de nossas vidas e até hoje temos por fé, que a pessoa de Jesus agora em espírito é o Cristo, é o Messias!  Não nos esquecemos que Ele se fez achar.
Continuando na leitura, percebemos mais uma vez que Jesus conhecia a todos e sabia o conteúdo de seus corações.
Nosso Deus é onisciente e somente o enviado de Deus tem este poder. O poder de conhecer (sobre) todos os corações.
Natanael em sua sinceridade perguntou-lhe: - Donde me conheces Tu?
Jesus respondeu-lhe, inclusive até onde estava, debaixo de uma figueira, causando espanto e admiração ao redor.
Cabe ressaltar, que a irmandade toma conhecimento de que o coração dito aqui não é órgão de músculos que bombeia o nosso sangue, mas o coração em figura é o homem (ou mulher) interior, nosso ser.
Vemos em salmos, Davi dizendo ao Senhor: - Julga-me, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade, tenho confiado também no Senhor, não vacilarei (Salmo 26.1).
É isto que o Senhor quer que estejamos em Sua verdade, em Sua Palavra, para garantir nossa bênção e a redenção. Como fez com Davi - Achei a Davi, meu servo, com o meu santo óleo e o ungi (Salmo 89.20) e temos também em Atos dos Apóstolos: - Achei a Davi filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
É desse modo que estaremos servindo a Deus, e cumprindo Sua vontade, em sinceridade e confiança. Em integridade com Sua Palavra!
No último verso deste passo de Palavra que acabamos de ler temos: - daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do homem.
Entendemos então que o auxílio dos anjos do Senhor, com a Palavra de Jesus disse a seus discípulos, ficou está extensivo a todos os filhos de Deus, chamados pelo espírito de adoção, irmãos de Jesus em Espírito. Atentamos: disse - Filho do homem, não disse Filho de Deus. Todos nós aqui presentes, do que está no púlpito ao último da galeria, todos nós somos ajudados, mesmo sem sabermos, pelos anjos ministradores do Senhor. Ministradores porque ministram / executam as ordens de Deus em nosso favor. Vejamos então em Aos Hebreus 1 - E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés. Não são porventura (os anjos) todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Aos Hebreus 1.13-14).
Por esta Palavra estamos tomando consciência de que temos / teremos sempre ajuda dos anjos do Senhor ninguém desta multidão aqui reunida ficará de fora! Todos somos / seremos ajudados por Deus Pai.
Saibamos também que anjos podem falar conosco na linguagem (em uma das linguagens) do Senhor - os sonhos.
Temos exemplo de Jacó, fugindo da perseguição de seu irmão Esaú, e chegou a um lugar onde passou a noite, e tomou uma das pedras por sua cabeceira e deitou-se naquele lugar. E sonhou e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus: e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; (Gênesis 28.11-12).
Aos escolhidos do Senhor, Ele manda os anjos auxiliadores. Creiamos nesta Palavra que o Senhor enviará o Socorro necessário.
Mesmo em tentação os anjos do Senhor nos ajudarão. Não ajudaram a Jesus às tentações no deserto? E quando Jesus foi desafiado por Satanás, este não mandou-lhe se jogar do pináculo do templo e não proferiu que os anjos O ajudariam, após as ordens do Senhor? (Mateus 4.5-6). Até o tentador sabe do poder dos anjos do Senhor!
Neste ponto da exortação o irmão falou acerca de um testemunho, de uma mulher que tinha por chefe um servo de Deus. Insatisfeita, foi a um feiticeiro / bruxo fazer um trabalho para que o servo fosse demitido.
Entretanto, o bruxo disse-lhe; após tentar fazer o mal encomendado. Neste não posso tocar, tem um anjo de luz protegendo-o, e nada pode fazer. Algum tempo depois quem foi demitido foi o marido dessa mulher. Alguns meses depois preocupado com sua situação, pediu a uma colega que falasse com o servo de Deus, que orasse por sua situação, por seu marido. Por misericórdia de Deus, após as orações daquele servo, o marido daquele mulher voltou a empregar. Percebemos então que até aqueles que não estão na luz sabem do poder dos anjos do Senhor!
Confiemos nesta Palavra, veremos prodígios e maravilha que nenhum homem jamais viu!!
Deus seja louvado. Amém!
Glória a Deus! Glória a Jesus!

Hinos:

Hino do Silêncio: 351. Justiça Divina
           40. Sempre de ti cuidará
            5. É bom louvar ao Criador
         230. Não mais oprimidos seremos
         433. Cidadão dos céus
           45. Tu és o Oleiro
         303. Deus nos guarde

 
 

Fonte: Bíblia Sagrada. Nota: culto presidido pelo irmão N.M. e Palavra exortada por irmão J.C. Testemunhos/saudações: Altamira (PA), Campinas (SP), Ferraz de Vasconcelos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Santa Isabel (SP), São Vicente (SP). 

Home | P90534 | P90535 | P90536 | P90537

Home | P90536-A

Voltar | Home | Acima | Avançar  

Esta página foi atualizada em 01/11/05

Este sítio está no ar desde 15/05/01

© 2001-2005 Geografia na Internet: http://geografia.geral.sites.uol.com.br